Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Nem inteligência artificial pode salvar Bolsonaro

Ex-presidente ficará inelegível por causa da sua burrice natural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos de inteligência artificial, nada como a burrice natural. Reportagem de Julia Chaib e Marianna Holanda, na Folha, revela que Bolsonaro, inconformado com o processo no TSE que pode levar a sua inelegibilidade, vai adotar mais uma vez o discurso de "vítima do sistema" e, caso a pena venha a ser confirmada na corte eleitoral, recorrer ao STF. Não é uma boa estratégia.

O capitão, coitado, é uma vítima da própria operação golpista que ele implantou desde o primeiro dia de governo. O parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral que defende tornar Bolsonaro inelegível por oito anos afirma que o ex-presidente mobilizou a população a se insurgir contra o sistema eleitoral e usou o Estado para benefício pessoal na eleição. Os participantes da intentona bolsonarista de 8/1 concordam com o parecer cuja análise em plenário deverá ocorrer até maio.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento em Miami, nos Estados Unidos - Marco Bello - 3.feb.23/Reuters


O processo se baseia na reunião com embaixadores no Palácio do Alvorada, em julho de 2022. A tecnologia de imagens a serviço da inteligência artificial já é capaz de enganar as pessoas sem que estas se deem conta. O papa Francisco, por exemplo, foi "clicado" vestindo uma longa jaqueta branca inspirada em Balenciaga. Muita gente acreditou.

Mas é impossível desacreditar (mesmo que se deseje, para apagar da mente uma vergonha) ou fingir que aquela reunião não existiu. A menos de três meses do primeiro turno, Bolsonaro convocou o corpo diplomático para mentir sobre as urnas eletrônicas e atacar Lula, que liderava as pesquisas. A partir dali passou a valer tudo, com uso da máquina para compra de votos, culminando com as operações da PRF para dificultar o deslocamento de eleitores do Nordeste no dia da votação.

A defesa de Bolsonaro é tão ilógica que não deixa dúvida: ele quer continuar em férias, articulando um acordo para não ser preso. De novo, os sistemas de IA não poderão ajudar: seus crimes são congênitos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.