Descrição de chapéu The New York Times

Por que o papa Francisco é a estrela das fotos geradas por IA

Dezenas de fotos mostrando o líder mundial dos católicos em cenários estranhos tomam as rede sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kalley Huang
San Francisco | The New York Times

O papa Francisco vestindo uma longa jaqueta branca inspirada em Balenciaga. Francisco de óculos e blusão de aviador e acelerando uma moto numa rua movimentada. Francisco virando a mesa numa boate escura. Francisco em um colete tático, preparando-se para pilotar um caça a jato. Francisco tomando uma cerveja no evento da contracultura Burning Man.

Imagem feita por inteligência artificial mostra o papa Francisco vestindo uma jaqueta preta e óculos escuros por cima de sua túnica branca. Ele segura um microfone com a mão direita e está no meio de uma multidão
Imagem do Papa gerada por inteligência artificial - NYT

Nas últimas semanas, apareceram dezenas de fotos mostrando o líder mundial dos católicos em cenários estranhos, deixando as redes sociais em confusão. Além do próprio pontífice, todas as imagens têm algo em comum: são falsas, feitas por ferramentas de inteligência artificial que criam imagens a partir de breves comandos de texto.

Muitas figuras públicas –incluindo o astro do basquete LeBron James e várias donas de casa reais– apareceram em imagens geradas por IA recentemente, mas as fotos com Francisco causaram o maior impacto. Elas tiveram mais visualizações, "likes" e comentários do que muitas outras fotos de IA, segundo uma análise do The New York Times, levando a uma corrida para retratar o homem de 86 anos em situações cada vez mais estranhas.

"Eu tive que me envolver com a coisa do papa", escreveu recentemente um usuário do Reddit ao lado de imagens de IA de Francisco praticando artes marciais, jogando basquete e andando de skate. "Pulando na onda do papa", disse outro, que compartilhou uma imagem do pontífice falando para uma multidão de motociclistas.

A prevalência de Francisco em imagens geradas por IA é o resultado de uma tempestade perfeita de fatores, disseram especialistas religiosos. Após dez anos como chefe da Igreja Católica, ele é instantaneamente reconhecido em todo o mundo. Ele é considerado um líder mais acessível do que seu antecessor linha-dura, o papa Bento 16. E, quando combinado com uma súbita explosão de interesse por novas ferramentas de IA, Francisco –que na vida real é frequentemente retratado em ambientes formais– tornou-se a escolha recorrente dos criadores para colocar nos cenários mais improváveis.

O objetivo, disseram alguns criadores, é mostrar que até o papa pode relaxar, ser um rebelde e se divertir.

Figuras religiosas globais como o papa são temas naturais de sátira política e expressão artística, disse Jennifer Herdt, professora de ética cristã na Yale Divinity School. Francisco é ideal, ela acrescentou, porque ele "é conhecido por sua simplicidade, sua solidariedade com os mais pobres dos pobres". Então, quando ele é o tema de histórias malucas como pilotar um caça a jato, "é definitivamente o auge da incongruência, de desafiar as expectativas".

As imagens de IA podem ser perigosas se as pessoas acreditarem que são reais e as usarem mal para espalhar informações erradas. "Você ilude as pessoas para que não verifiquem duas vezes", disse Subbarao Kambhampati, professor de ciência da computação da Universidade Estadual do Arizona. "Então você é deslocado pouco a pouco da realidade."

Mas muitas imagens de IA com Francisco provocaram risos afetuosos pelo papa, que recentemente teve um problema de saúde e está em um papado mais longo do que a média.

"As pessoas veem Francisco como um papa do povo, então você gostaria de colocá-lo em todos esses lugares onde as pessoas estão", disse a reverenda Serene Jones, presidente e professora de religião e democracia no Seminário União Teológica em Nova York.

O Vaticano não respondeu a um pedido de comentário sobre a fama gerada pela IA do papa.

A imagem que transformou Francisco numa estrela da IA mostra-o vestindo uma jaqueta branca no estilo de Balenciaga, uma casa de alta moda francesa, caminhando pela rua. Parece que foi postada pela primeira vez em 24 de março num fórum do Reddit para a ferramenta de IA generativa Midjourney e depois compartilhada nas redes sociais.

Um tuíte compartilhando a imagem –com a legenda "Os meninos do Brooklyn só podiam esperar por esse nível de atitude"– foi curtido mais de 229 mil vezes e visualizado 20,6 milhões de vezes. Por outro lado, um tuíte compartilhando imagens geradas por IA da prisão do ex-presidente Donald Trump obteve 40 mil curtidas e 6,4 milhões de visualizações.

A Midjourney, que lançou a versão 5 de sua ferramenta de geração de imagens no mês passado, não respondeu a um pedido de comentário. A ferramenta gera imagens hiper-realistas personalizadas com apenas algumas palavras, e agora pode criar mãos com o número correto de dedos, uma barreira anterior à credibilidade.

Desde então, Francisco tornou-se um muso da IA. Ele foi mostrado comendo fast food, encontrando-se com alienígenas, tocando violão no Festival de Glastonbury, mergulhando, dançando na praia e limpando resíduos de risco biológico em um traje de proteção. A enxurrada de imagens papais tem sido tão volumosa que algumas pessoas em fóruns de IA generativa online imploraram para que os criadores usem outra inspiração.

Isso não impediu as representações de Francisco vestido cada vez mais estranhamente. Em algumas imagens, ele passou de uma jaqueta acolchoada para uma roupa toda preta com jaqueta de couro. Em outra, veste um casaco de arco-íris.

Isso levou outros a colocarem Francisco numa roupa popular: abrigo e calça de moletom e tênis "do papai".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.