Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

A insegurança pública é real

Alvo de fake news, governo ainda não elaborou um plano contra a criminalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois da batalha em torno da aprovação do PL 2630, com as big techs interferindo diretamente em defesa de seu lucrativo negócio, o projeto caiu no limbo. Protegida, a bandalha nas redes continua a mil. Um exemplo é o vídeo que mostra dezenas de homens vestidos de preto, encapuzados e armados com fuzis, disparando para o alto; eles comemoram, gritam, erguem o arsenal.


Não é um conflito verdadeiro. É uma filmagem da série "Arcanjo Renegado", no Complexo da Maré. A mentira, porém, vem contextualizada em legendas: "Parabéns, STF e Flávio Dino, pois o problema é a nossa arma, do CAC, legalizado" e "Parece o México, mas é a favela da Maré, no Rio de Janeiro. Esse é o Brasil sob o governo do ‘amor’ de Lula, porque sob o governo do ‘ódio’ de Bolsonaro jamais vimos cenas como estas".


A estratégia de demonizar a segurança pública não é novidade. Foi assim que a extrema direita conseguiu se projetar na última década, explorando a imagem —esta, sim, real— do cidadão impotente diante da violência. O sintomático é que, enquanto esteve no poder, o bolsonarismo não apresentou soluções para a área. Preferiu comemorar o "cancelamento de CPFs" com dancinhas em programas de auditório ou aparelhar a PRF com caveirões que estão parados nos pátios, gastando mais de R$ 100 milhões em uma compra suspeita que está sob investigação do MP.

O governo Lula tem assistido à guerra doméstica sem elaborar até agora uma plataforma extensiva de combate à criminalidade, a qual teria de contar com os governos estaduais, responsáveis pelas PMs.

Relançar o Pronasci é quase nada para quem está proibido de andar no centro de São Paulo. Ou para quem vive no Rio, destino preferido não mais dos turistas e sim dos bandidos de outros estados. Uma cidade onde a milícia está à vontade para exigir dinheiro de qualquer um. Até de quem dorme na rua em cama de papelão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.