Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

"Coisa de preto"

Absolvição de vereador que usou a expressão racista desrespeita os direitos da maioria da população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tratar o racismo como brincadeirinha, piada, exagero, mimimi, pilhéria, erro de interpretação, falta de intenção é criminoso, inconstitucional, antidemocrático. Racismo é crime imprescritível e inafiançável, e como tal deve ser tratado. Contudo, na maioria dos casos não é.

Homem branco grisalho vestindo terno escuro, sentado, fala em microfone à sua frente
O vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (Avante), que foi absolvido de acusação de racismo após usar a expressão 'é coisa de preto' em uma sessão de CPI na Câmara Municipal - André Bueno/CMSP/Divulgação

Antes que seja evocado o inusitado "racismo reverso", esclareço que quando características fenotípicas dão azo a chiste depreciativo, uma desumanidade é praticada. Vale para todos, óbvio. Mas nem todos são afetados da mesma maneira.

Além do impacto emocional de um olhar de desdém, uma piada ou um gesto que se insere num contexto de discriminação, preconceito e segregação, quem é negro suporta cotidianamente os efeitos perniciosos de práticas hostis que perpetuam a pobreza e as desigualdades sociais vigentes nessas terras há séculos.

Então, quando alguém que reconheceu "ter tido uma fala racista" e pediu "desculpas a toda a população negra" é absolvido, não só a lei é ignorada, mas também são desrespeitados os direitos da maioria da população do país (56% do nosso povo é autodeclarado preto e pardo, pelo IBGE) e ferida a Constituição Federal.

Foi o que aconteceu na semana passada com o vereador Camilo Cristófaro (Avante-SP), que, em 2022, afirmou, pejorativamente, que "arrumar e não lavar a calçada é coisa de preto" —um clássico do anedotário racista nacional.

Enquanto o Brasil continuar a tratar com naturalidade o fato de a maioria de sua população estar sujeita a viver com restrições impostas historicamente pelo preconceito, situações como ter seu trabalho menosprezado, receber salário inferior, correr o dobro do risco de ser assassinado e ser tratado com suspeição seguirão sendo "coisa de preto".

Alentador o fato de o ministro da Justiça demitir o delegado da Polícia Federal que afirmou que "pretos não fazem nada direito". Que seja "pedagógico para o futuro", como observou Flávio Dino. Do contrário, que a legislação seja aplicada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.