Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Debaixo de sete chaves

Há momentos da paternidade que preciso reconhecer para não deixar passar batido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na TV, pela milionésima vez, Cinderela brinca com a mãe. No sofá, minha filha abre um sorriso, mas logo seu rosto se turva e ela salta pro meu colo. "Eu sei porque você quis colo", digo, tentando consolá-la. "Porque você lembrou que a mãe da Cinderela vai morrer e ficou triste." Ela me olha pasma, como se eu tivesse lido os seus pensamentos.

Explico que não preciso ser mágico para entender como uma menina de seis anos se sente a respeito de uma filha que perde a mãe. Ela diz que fica muito, muito, muito triste sempre que chega a parte em que a mãe da Cinderela morre. Comento que é triste, mesmo, mas que depois fica tudo bem, ela consegue fazer o vestido com a ajuda dos ratinhos, a fada madrinha os transforma em cavalos da carruagem de abóbora, ela vai ao baile, se apaixona pelo príncipe, se livra da madrasta e das irmãs malvadas e acaba tendo uma vida feliz. Enquanto ouve, minha filha fita o chão e vai desnublando: consigo ver o brilho do sapato de cristal dentro da sua cabeça. Ela sorri e se aconchega no meu colo.

ilustração de duas faces em tons de verde, rosa e azul. Uma delas usa uma coroa vermelha
Ilustração de Adams Carvalho para coluna de Antonio Prata - Adams Carvalho

Percebo que é um desses momentos raros da paternidade que preciso aprender a reconhecer para não deixar passar batido no meio de tantos "Já pedi três vezes pra lavar a mão!" e "veste logo essa meia que a gente tá atrasado!" e "não, porque não estamos na Páscoa, não tem ovo de Páscoa aqui, você já escovou os dentes e são duas da manhã!!".

Digo à minha filha que fiquei muito contente por poder consolá-la e que é muito bom assistir a filmes com ela. Ela não dá muita bola. Na verdade, ela e meu filho não entendem e acham meio chato quando eu fico muito babão.

Um dia, porém, ela vai valorizar aquele momento e proponho uma brincadeira: sempre lembrarmos daquele dia. Todas as semanas, pelo menos uma vez, a gente vai recordar do dia em que ela ficou triste vendo Cinderela e veio pro meu colo e eu a acalmei e ela ficou ali, aninhada até o final do filme.

Ela se anima, não porque veja qualquer profundidade na situação, mas porque a excita a antecipação do jogo recém-inventado. Uma memória que teremos que manter: é como fazer pão, plantar feijão no algodão, como as marcas de altura que riscamos com Bic, desde que aprenderam a ficar de pé, no batente da porta do banheiro.

Daria um bom livro, penso, um romance sobre a relação de um pai e uma filha ou um filho, contado a partir desta cena e narrando todas as vezes em que eles a recordaram: o que estava acontecendo na vida de cada um? Qual era a relação entre os dois? Como e por que a cena veio à tona no dia seguinte, na semana seguinte, no ano seguinte? Na formatura da filha? Num momento delicado na saúde do pai?

Talvez em algum momento a memória deles transforme Cinderela em Bela Adormecida. Ou o filme em livro. O pai diga que a filha estava aos prantos e depois do que ele falou, ela caiu na gargalhada. Talvez a filha diga que a ideia do jogo foi dela, ela é quem quis lembrar daquilo pra sempre. Talvez os dois duvidem da veracidade da cena.

Talvez nenhum dos dois se lembre exatamente de quando aquilo aconteceu, só das vezes que retomaram a história. Talvez um dos dois escreva este livro, em homenagem ao outro, no final da vida. Talvez a filha conte a história, já bem velhinha, ao tataraneto daquele pai, sentado em seu colo.

Talvez eu e a minha filha nos esqueçamos da brincadeira alguns meses depois do ocorrido: imagino que não, porque a partir de agora a memória estará esculpida em zeros e uns, per saecula saeculorum, em algum rincão da rede mundial de computadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.