Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Obcecado por multas, Bolsonaro deixa de lado segurança no trânsito

Afrouxar regras faz pouco sentido num país com violência apavorante nas pistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fixação de Jair Bolsonaro por multas de trânsito é antiga. Em 2010, o então deputado tentou revogar a exigência do uso de cadeirinhas para crianças nos carros. O parlamentar afirmava que as exceções abertas para táxis e veículos escolares criavam privilégios e configuravam “uma forma de aplicação extorsiva” de penalidades aos pais.

Algum bom senso prevaleceu na Câmara, que rejeitou a proposta seis anos depois. Bolsonaro, contudo, não desistiu. O projeto enviado nesta terça-feira (4) pelo presidente ao Congresso para alterar o Código de Trânsito quer acabar com a cobrança de multa para quem transportar crianças de maneira irregular.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto - Andre Coelho/Folhapress

Sob o argumento fajuto da eficiência e da redução do peso do Estado, o governo acaba com radares que punem motoristas que saem voando por aí, tenta suspender a obrigatoriedade do exame de drogas para caminhoneiros e propõe voltar ao passado na questão das cadeirinhas.

Obcecado pelas multas, Bolsonaro dá de ombros para a segurança nas ruas e rodovias. O porta-voz do Planalto disse que estudos de risco sempre são feitos quando o presidente apresenta um projeto, mas afirmou que, neste caso, eles “não necessariamente” serão divulgados.

No texto, o governo propôs acabar com a exigência de exame toxicológico para motoristas que trabalham dirigindo caminhões e ônibus. “O presidente considera essencial tratar os profissionais com respeito e boa-fé”, declarou o porta-voz, num claro aceno a eleitores bolsonaristas.

O afrouxamento dessas regras faz pouco sentido num país em que a violência nas pistas é apavorante. No ano passado, o país registrou 46 mil pedidos de indenização por morte em acidentes e 459 mil por invalidez.

Quando decidiu acabar com radares nas estradas, em maio, Bolsonaro disse que “ninguém é otário” de entrar numa curva em alta velocidade. “Não precisa ter pardal para multar o cara”, afirmou. O presidente se vende como um político rigoroso, mas se apressa para livrar quem descumpre a lei no trânsito.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.