Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Fala de Bolsonaro confirma indiferença do governo pelo meio ambiente

Com fantasia sobre queimadas, presidente inventa vilões para fugir de obrigações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A insinuação feita por Jair Bolsonaro de que ONGs teriam provocado queimadas na Amazônia para desgastar seu governo completa mais uma linha no seu bingo do absurdo. A declaração é uma tentativa banal de desvirtuar o debate sobre a devastação das florestas. Com ela, o governo confirma sua indiferença absoluta pelo meio ambiente.

O presidente trava uma guerra fútil com organizações internacionais que atuam no país. Bolsonaro acha que ganhou terreno, mas o Brasil só perdeu até aqui. Ficou sem os R$ 288 milhões que seriam repassados por Alemanha e Noruega para o Fundo Amazônia e viu o país perder credibilidade por suspeita de manipulação de dados do desmatamento.

O presidente Jair Bolsonaro, que, sem provas, disse que queimadas podem ter sido provocadas por ONGs - Evaristo Sa - 16.ago.2019/AFP

Agora, o presidente reproduz uma teoria da conspiração que começou a circular há alguns dias nas redes sociais. "Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ongueiros para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil", afirmou, nesta quarta-feira (21).

A notícia boa é que Bolsonaro reconheceu que as queimadas existem. Como seria impossível ignorar a fumaça no céu, ele não ousou repetir a tática de negar a realidade, como fez quando os dados oficiais tabulados pelo Inpe mostraram aumento na devastação de áreas verdes.

O lado desastroso é que o presidente insiste em inventar vilões para fugir de suas obrigações. Além das ONGs, ele também acusou governadores de serem coniventes "com o que está acontecendo", só para prejudicá-lo. Seria melhor tratar essa mania de perseguição no divã, não na cadeira presidencial.

Bolsonaro até disse que vai "fazer o possível e o impossível" para conter os incêndios, mas fez piada: "Eu era o capitão motosserra, agora sou o Nero, tocando fogo na Amazônia".

Os números apontam para um avanço nas queimadas em agosto, embora outros meses tenham seguido ritmos anteriores. O presidente ganharia mais se demonstrasse preocupação, em vez de instalar o desdém como política ambiental.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.