Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Governantes devem pagar por mortes que poderiam ter sido evitadas

CPI no Brasil e depoimento de ex-conselheiro de Boris Johnson contêm cálculo sinistro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro-ministro britânico foi um dos pioneiros do negacionismo na pandemia. Boris Johnson defendeu que o coronavírus se espalhasse e contaminasse a população até que a imunidade de rebanho fosse atingida. Depois, ele mudou o discurso e implantou medidas para conter a doença, mas vacilou na hora de tomar decisões mais duras.

Num depoimento considerado explosivo, um ex-braço direito de Johnson disse ao Parlamento que "dezenas de milhares de pessoas morreram sem necessidade". Dominic Cummings afirmou que, no início da pandemia, o líder britânico pensava que a Covid-19 seria amena como a gripe suína e que não era preciso barrar a entrada do vírus no país.

Johnson aplicou restrições ao funcionamento do comércio e de escolas, mas seu ex-conselheiro conta que ele rejeitou um novo lockdown em setembro. Segundo Cummings, o primeiro-ministro temia o impacto econômico da medida e teria dito que seria melhor ver "pilhas de corpos" do que adotar outro aperto.

O comportamento do governo custou vidas. O Reino Unido tem 187 mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes. A alta de casos só foi contida com vacinas e medidas restritivas. Já o Brasil ultrapassou a marca de 220 mortes por 100 mil habitantes, com uma vacinação lenta, governadores hesitantes e um presidente que joga contra o isolamento.

A pandemia deixou claro que as decisões dos governantes podem fazer estragos gigantescos. A ação deliberada, a omissão por incompetência e a escolha de políticas tresloucadas provocaram "dezenas de milhares" de óbitos "sem necessidade" em vários países do mundo. O Brasil começou a fazer esse cálculo sinistro.

A cúpula da CPI da Covid já está convencida de que o governo poderia ter evitado mortes. "Está provado que eles apostaram no tratamento precoce e na imunidade de rebanho. Por isso, não se interessaram em comprar vacina", disse o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD), ao podcast Café da Manhã. "Não é incompetência, é proposital."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.