Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Acuado, Bolsonaro inaugura nova fase de conspiração golpista

Presidente não busca urna segura, mas um pretexto para não entregar a faixa em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro dedicou os últimos dias à preparação do golpe que pretende liderar em outubro do ano que vem. Ao longo da semana, ele repetiu suspeitas vazias de fraude nas urnas eletrônicas, insinuou que pode se recusar a deixar o cargo e pediu apoio para um levante caso a esquerda vença a eleição.

O presidente tenta adicionar novos elementos à teoria que serve de base para sua conspiração. Com o objetivo de instigar bolsonaristas mais radicais, ele inventou a existência de um conluio entre partidos políticos e ministros do STF para reabilitar o ex-presidente Lula, fraudar a disputa de 2022 e dar a vitória ao petista.

"Vamos ter problemas no ano que vem. Como está aí, a fraude está escancarada", disse, na quinta (1º). "Tiraram o Lula da cadeia, tornaram ele elegível para ele ser presidente na fraude. E isso não vai acontecer."

Bolsonaro inaugurou uma nova fase de seu plano depois que uma articulação política enterrou a proposta do voto impresso na urna eletrônica. Ao perder esse joguete e observar a vantagem de seu principal adversário nas pesquisas eleitorais, o presidente decidiu falar com mais clareza na possibilidade de um golpe.

"Eu entrego a faixa presidencial para qualquer um que ganhar de mim na urna de forma limpa. Na fraude, não", afirmou. "Não vou admitir um sistema fraudável de eleições."

O presidente nunca apresentou o menor indício de fraude e já sabe que o sistema de votação não deve mudar até o ano que vem. Bolsonaro não quer contestar a segurança das urnas, mas encontrar um pretexto para não entregar a faixa em 2022.

Pela segunda vez, o presidente indicou que tem medo de ir para a cadeia se a esquerda voltar ao poder. Na quinta, ele citou a prisão da ex-presidente boliviana Jeanine Añez, acusada de conspirar contra a democracia. "Estão sentindo alguma semelhança com o Brasil?", perguntou.

Em seguida, Bolsonaro pediu apoio aos que cobram "medidas drásticas" do governo. "Eu não vou chutar o pau da barraca. Mas, se chutarem, a força é muito maior do nosso lado."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.