Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Com aceno a sem-teto, Lula busca ponto de equilíbrio em aliança

Ex-presidente ainda quer Alckmin para neutralizar discurso antipetista, mas tenta preservar bases

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula abriu os braços para personagens de campos políticos opostos na última semana. Num canto, o petista reconheceu o avanço de suas negociações com Geraldo Alckmin e repetiu o interesse em ter o ex-tucano como candidato a vice. De outro lado, ele enviou uma mensagem ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e prometeu dar protagonismo ao grupo se vencer a eleição.

Esses dois aliados de Lula são mais do que tímidos adversários políticos. Guilherme Boulos (PSOL), líder do MTST, já acusou Alckmin de cometer uma barbárie ao ordenar a remoção da comunidade do Pinheirinho, no interior de São Paulo. O ex-governador, por sua vez, se referiu ao psolista como um "desocupado" num debate presidencial de 2018.

Até aqui, Lula deu poucos sinais de como deve administrar atritos na coalizão que ele pretende montar para a disputa deste ano. O petista acredita que a chave para a eleição é uma aliança com gente que pensa diferente, mas essa tarefa também apresenta alguns desafios.

O aceno ao MTST veio na esteira de uma insatisfação persistente em parte da esquerda com o enlace entre Lula e Alckmin. Ainda que descartem a possibilidade de perda de apoio de movimentos sociais desse campo, dirigentes do PT querem mantê-los mobilizados durante a disputa e evitar a imagem de um futuro governo engolido pelos interesses da centro-direita.

Há efeitos colaterais nesse movimento. Os principais oponentes de Lula enxergaram no gesto aos sem-teto uma brecha para despertar um sentimento antiesquerdista no eleitorado. O deputado Eduardo Bolsonaro aproveitou a deixa e tentou vincular o ex-presidente ao que chamou de "conflito" e desrespeito à propriedade privada.

Repetir uma onda de rejeição à esquerda é a principal arma do bolsonarismo para recuperar terreno até a próxima eleição. Lula busca um ponto de equilíbrio. Para o ex-presidente, a campanha só funcionará se preservar uma base com Boulos e chegar aos simpatizantes de Alckmin.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.