Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Troca de candidato mantém terceira via como terreno de especulação

Manobra no PSD realça dificuldade na faixa que ainda tenta se espremer entre Lula e Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Notícias do território separatista da terceira via: o senador Rodrigo Pacheco desistiu de concorrer ao Planalto e deve ser substituído pelo governador gaúcho Eduardo Leite como presidenciável do PSD. Com o anúncio, sai um candidato que marcava 1% nas pesquisas e entra um nome que marca, no máximo, 3%.

A troca tem tudo para deixar a disputa eleitoral exatamente como está, mas também revela uma dificuldade crescente na faixa do mercado político que ainda tenta se espremer entre Lula e Jair Bolsonaro.

A busca do PSD por um candidato reserva realça a ideia de que o partido não está na corrida para valer. O lançamento de Pacheco era visto como uma manobra para evitar o alinhamento de políticos da sigla com o PT ou com o bolsonarismo ainda no primeiro turno. É difícil acreditar que Leite seja escalado para desempenhar um papel muito diferente.

A insistência da legenda de Gilberto Kassab em lançar mais um candidato também foi interpretada por partidários da terceira via como uma maneira de tumultuar esse espaço e facilitar a vida de Lula. A teoria faz sentido, mas sugere que o potencial de votos nesse campo é tão escasso que até a entrada de um novo nanico deve ser encarada como ameaça.

O clima árido fez com que potenciais eleitores desse grupo voltassem a se aninhar com Bolsonaro nos últimos meses. O terreno para uma candidatura alternativa só deve se alargar caso algum novo elemento abale o presidente –algo que as pressões econômicas decorrentes da guerra na Ucrânia podem provocar.

Ainda que o caminho apareça, é mau sinal para esse ajuntamento que, com tantos nomes estagnados, a busca por candidatos seja marcada por tantos movimentos de agitação, especulação ou pura torcida.

Em entrevista exibida nesta semana, o jornalista Pedro Bial perguntou a Joaquim Barbosa se ele entraria no páreo para derrotar Bolsonaro, dado o "fracasso até agora da terceira via". Embora tenha apontado obstáculos, o ministro aposentado do STF respondeu: "Em princípio, sim".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.