Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Lula terá desafio de manter frente ampla num eventual governo

União de divergentes é ferramenta poderosa, mas eventuais deserções podem provocar estragos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A expansão precoce do elenco que manifesta apoio a Lula mexe em alguns parâmetros da frente ampla que os petistas trabalham para construir. Quando adesões do tipo aparecem no segundo turno, o movimento é interpretado pela ótica do pragmatismo, já que a escolha é restrita. No primeiro, elas podem ter peso simbólico para mudar expectativas em relação a um futuro governo.

Em alguma medida, a chegada de políticos de centro-direita ao palanque do petista carrega esse potencial. Henrique Meirelles declarou voto em Lula e posou como uma espécie de selo para a economia. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sinalizou apoio indicando uma convergência com a plataforma social do sucessor.

O motor da aproximação desses e outros atores com Lula é a oposição a Jair Bolsonaro. Eles tratam a derrota do presidente como prioridade e veem o petista como único candidato competitivo. Ainda assim, fizeram questão de destacar pontos de contato na agenda de governo.

Lula aceitou o gesto com satisfação. O ex-presidente e sua equipe de campanha entendem que a aparência programática desses acordos reduz resistências em grupos que se identificam com tucanos, ex-tucanos e outros personagens.

Trata-se de um caminho que pode ser eleitoralmente eficaz, mas que também representa um desafio.

Ainda que declare a intenção de adotar uma agenda que represente seus principais aliados, Lula faz questão de manter uma natural discrição sobre cargos e um reprovável mistério sobre tópicos de seu programa. A tática faz parte do jogo, mas aumenta o risco de frustrações.

Se as decisões de um novo governo se desviarem do que esperam atores como Meirelles e companhia, algumas críticas serão inevitáveis. A união de políticos divergentes é uma ferramenta poderosa, mas os danos causados por eventuais deserções também têm magnitude maior.

Lula pode subir a rampa cercado por uma frente ampla, mas precisará de habilidade para mantê-la assim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.