Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Disputa da gasolina deixa sequelas na dinâmica do governo Lula

Briga por influência na economia obriga Haddad e Gleisi a se reconhecerem como adversários públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A queda de braço sobre a tributação de combustíveis deixou algumas sequelas na dinâmica do governo Lula. A disputa obrigou o ministro da Fazenda e a presidente do PT a se reconhecerem como adversários públicos e fez com que a briga por influência sobre a política econômica deixasse de ser travada só nos corredores do Palácio do Planalto.

Os dois lados trabalharam para que a desavença ficasse visível. Gleisi Hoffmann tinha Fernando Haddad na mira quando afirmou que a proposta de voltar a cobrar tributos era "descumprir compromisso de campanha". Haddad, por sua vez, quis deixar claro que a decisão final de Lula foi uma derrota para Gleisi, embora ela tivesse "opiniões fortes".

Ainda que o presidente valorize discordâncias na equipe, criando para si a oportunidade de exercer o poder de árbitro, esses choques podem atingir níveis além de uma pluralidade saudável. Aliados de Haddad e Gleisi já levaram o diagnóstico a Lula, com o alerta de que a guerra deve continuar nos próximos meses.

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) e a preisdente do PT, Gleisi Hoffmann, durante encontro com deputados federais - Edu Andrade/Ascom/Ministério da Fazenda

Não foi a gasolina, em particular, que dividiu os dois campos. Gleisi e uma ala do PT se opõem a um esforço de ajuste nas contas públicas no primeiro ano de mandato —bandeira levantada pelo ministro em nome da estabilidade da economia. Para esses petistas, o governo deveria fazer de tudo para estimular o crescimento e a geração de empregos, mesmo que precise aumentar despesas.

Haddad insiste num receituário de contenção de gastos com o objetivo de evitar que a inflação continue pressionada e leve a um aumento de juros que trave ainda mais o crescimento. Em momentos de tensão, o ministro chegou a confidenciar que considera a oposição de petistas uma sabotagem aos seus planos e até à sua permanência no cargo.

O embate cria riscos para o governo no Congresso caso o PT não apoie integralmente a agenda de Haddad na votação de medidas que envolvam algum controle de despesas. O ministro, em última instância, pode se ver forçado a recorrer ao centrão para se proteger do fogo amigo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.