Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Outros presentes enviados por sauditas foram listados no acervo de Bolsonaro

Planilhas da Presidência mostram mais 3 pacotes, mas não informam se ex-presidente levou itens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Presidência catalogou mais de 9.000 presentes recebidos por Jair Bolsonaro em quatro anos. Além de chaveiros, canetas, camisas de futebol e quadros listados no acervo, ficaram de fora as joias da Arábia Saudita avaliadas em R$ 16,5 milhões e apreendidas pela Receita no desembarque no Brasil, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

Outros pacotes oferecidos pelo reino, no entanto, foram incorporados ao acervo do presidente, segundo registros do GADH (Gabinete Adjunto de Documentação Histórica), vinculado à equipe de Bolsonaro.

O primeiro presente dos sauditas foi recebido em 2019 e entrou para o acervo presidencial no dia 11 de novembro daquele ano, dias depois de uma viagem de Bolsonaro ao país. Segundo o documento, o kit continha um relógio, abotoaduras, um anel, uma caneta e um tipo de rosário.

O pacote, de acordo com a listagem, é formado pelos mesmos itens que foram entregues em outubro de 2021 à comitiva do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Como a Folha mostrou, os presentes da marca suíça Chopard só foram repassados ao acervo do presidente no ano seguinte.

Estojo com joias enviado ao Brasil pelo governo da Arábia Saudita em outubro de 2021 - Reprodução

Uma terceira leva de presentes foi enviada para Bolsonaro na mesma viagem de Bento Albuquerque à Arábia Saudita. No dia 26 de outubro de 2021, dia do desembarque da comitiva do ministro, foram integradas ao acervo do presidente uma escultura, um broche, um lenço e um bisht, manto usado em ocasiões especiais.

Os itens estão em duas planilhas elaboradas pelo GADH para atender a pedidos feitos com base na Lei de Acesso à Informação, no fim do ano passado. O órgão anotou que o material fazia parte do "acervo privado do presidente da República", mas não esclareceu se Bolsonaro levaria os presentes ao deixar o cargo.

Os documentos listam ainda um quarto pacote de presentes dos sauditas, de caráter mais protocolar, entregue em novembro de 2020. Ele inclui um estojo, cartões, uma caixa, uma bolsa, uma bandeira, uma placa, uma moeda e um selo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.