Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Centrão conseguiu manter afilhado em cargo na Saúde

Ministra demitiu indicado de Lira de cargo em Alagoas no início do governo e cancelou decisão 4 dias depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nísia Trindade resistiu à gula do centrão no primeiro ano de governo. Há poucas semanas, a ministra da Saúde renovou seus votos: defendeu o critério de distribuição de verba da pasta, alvo de fúria do bloco, e fez uma exibição de autoridade ao dizer que nunca recebeu "nenhuma pressão para nomeação de cargos".

O cargo mais cobiçado pelo centrão é justamente o de Nísia. Com o apoio de Lula, ela evitou que a Saúde fosse entregue aos partidos do grupo. Mas o bloco furou uma barreira para ficar com um posto estratégico na pasta, num episódio que o ministério preferiu abafar.

O governo segurou um afilhado do presidente da Câmara, Arthur Lira, no comando da superintendência do Ministério da Saúde em Alagoas. Com o padrinho que tem, Carlos Casado foi um dos únicos chefes de escritórios estaduais da pasta que sobreviveram à transição de Jair Bolsonaro para Lula.

A permanência de Casado é um exemplo nítido das relações entre o governo e o centrão. Ele chegou a ser demitido em 9 de fevereiro de 2023. Quatro dias depois, Nísia assinou uma portaria que reverteu a exoneração. Integrantes do governo dizem que Lira entrou em campo para mantê-lo no cargo. O Planalto achou melhor evitar uma crise precoce com o presidente da Câmara.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento com o presidente Lula (PT) e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha - Pedro Ladeira/Folhapress

As superintendências estaduais gerenciam contratos do Ministério da Saúde com ONGs, empresas e universidades —ferramentas cobiçadas devido à influência que têm nas bases eleitorais dos parlamentares.

Casado chegou ao órgão em 2017, como chefe de divisão. Foi promovido a superintendente em 2019 e ficou no posto desde então. Antes disso, atuou como gerente na rede de salões de cabeleireiro de sua família. Seu pai é um dos diretores da Codevasf, também apadrinhado por Lira.

O Ministério da Saúde não quis comentar a participação de Lira na indicação. Só informou que a nomeação de superintendentes "é de competência exclusiva do titular da pasta". Carlos Casado não respondeu às perguntas feitas pela coluna.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.