Embora este aqui seja o Painel das Letras, esta semana é dos números. Não perca as contas.
Segundo a pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, o mercado editorial viu seu faturamento cair 14,5%, se compararmos o primeiro semestre de 2019 com o de 2018. Embora o cenário da crise seja mais do que visível, alternativas vêm surgindo para driblar o buraco —entre elas, o financiamento coletivo.
Dados levantados pela coluna junto ao Catarse, principal plataforma de vaquinha online no país, mostram esse crescimento. Financiamentos de publicações levantaram, desde 2011, R$ 41 milhões no site, com um total de 2.820 projetos. No ano passado, foram 688 inscritos. Neste ano, até o momento, a conta já chegou a 647 e mais de R$ 9 milhões (ou seja, 55% da arrecadação total).
O recorde de captação de toda a plataforma é de um livro: a Jambô conseguiu quase R$ 2 milhões, em julho, para publicar o RPG “Tormenta 20”.
Mas não são apenas as editoras pequenas ou independentes que optam por passar o chapéu. A Record, por exemplo, já levantou mais de R$ 420 mil para publicar a “Tetralogia Angélica”, de Eduardo Spohr.
Para orientar quem deseja se aventurar nesses rateios, uma parceria entre o Catarse e a editora Wish planeja lançar “Crowd - O Guia do Financiamento Coletivo Para Autores e Editores de Livros”. É claro que a obra também deseja nascer de um financiamento coletivo. Ele está aberto, mas ainda não atingiu a meta.
À ESPERA DE UM MILAGRE O Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, um dos mais tradicionais para livros inéditos, ainda não abriu seu edital —no ano passado, as inscrições terminaram em julho. A secretaria mineira de cultura afirma que deseja lançar o chamamento ainda neste ano, mas está discutindo qual será o modelo e diz não ter prazo.
RELATOS SELVAGENS Em uma tentativa de publicar mais autores latino-americanos, a Moinhos entrega em novembro três títulos de escritores argentinos: “Bellas Artes”, de Luis Sagasti, “Placebo”, de José María Brindisi, e “Cotidiano”, de Mariana Travacio. Ela lança o livro de contos no Brasil durante a Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre neste ano entre os dias 1º e 17/11.
SIMPLESMENTE AMOR “Inteligência Emocional”, coleção de livros da Harvard Business Review, sai pela Sextante em outubro. Fazem parte os títulos “Empatia”, “Felicidade” e “Mindfulness”, com pesquisas sobre emoções e seus impactos na vida profissional.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.