Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin
Descrição de chapéu

Democracia em risco

Há que se contar com instituições fortes, à prova de pessoas no exercício do poder

O século 20 foi rico em guerras, ideologias e aprendizagens. A história nos mostrou claramente, naquele período, como enfrentar algo que raramente levamos em conta: o fato de que a natureza humana é imperfeita, mesmo nos melhores líderes.

Eles podem deixar legados importantes e, mesmo assim, cometer deslizes menores ou maiores e erros de julgamento que podem pôr em risco a liberdade e a democracia. 

Podem ter preconceitos fortes e abraçar projetos que se mostram posteriormente equivocados e, mesmo assim, trazer contribuições importantes. Daí a importância de não “endeusar” ninguém.

Mas a percepção da falibilidade humana deve nos levar a adotar cuidados adicionais: há que se contar com instituições fortes, à prova de pessoas no exercício do poder. 

Essa constatação já havia motivado os fundadores de democracias a embutir no desenho de suas instituições proteções que evitassem o uso de poder monocrático, inspirando-se tanto na tradicional separação de Poderes de Montesquieu quanto na limitação ao poder de governar por referendos.

Segundo Timothy Snyder em sua obra “Sobre a Tirania”, recentemente traduzida para o português, precisamos defender as instituições democráticas com todo o empenho, mesmo contra governantes que eventualmente apreciamos, pois, caso contrário, pomos em risco até a possibilidade de, no futuro, suas ideias virem a ser livremente divulgadas e seu legado a ser consolidado. 

Da mesma forma, a aceitação de reeleições contínuas do “bom” líder ou a eliminação de partidos de que discordamos trazem grande insegurança ao processo.

Modernamente, a democracia se tornou mais inclusiva, estendendo o voto às mulheres, aos iletrados e aos negros, num processo doloroso em que defensores de extensão do voto a minorias foram perseguidos ou ridicularizados e subterfúgios foram construídos para não se cumprirem as novas leis. 

No caso americano, segundo Steven Levitsky, o frágil consenso institucional trouxe, logo após os avanços obtidos pelo movimento dos direitos civis, feridas que ainda não cicatrizaram e busca de novas formas de exclusão, mesmo no século 21.

Sim, é desafiador construir instituições democráticas que sejam abertas para todos e mais difícil ainda defendê-las de ataques de quem, em outros temas, pensa como nós. É também tentador fechar os olhos para os malfeitos dos “nossos” e potencializar o dos outros, apresentando-os como parte de um grupo que deveria ser excluído do sistema democrático.

A lei, no entanto, é para todos. Afinal, seres humanos podem construir um legado formidável para seu povo, mas são condicionados pela falibilidade de sua condição.

Modernamente, a democracia se tornou mais inclusiva, estendendo o voto às mulheres, aos iletrados e aos negros
Modernamente, a democracia se tornou mais inclusiva, estendendo o voto às mulheres, aos iletrados e aos negros - Alan Marques - 3.out.14/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.