Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu Folhajus Boate Kiss

Crime e impunidade no caso Kiss

Sem desfecho, tragédia agride memória dos mortos e pune pais e sobreviventes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A tragédia da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, acaba de completar dez anos e está reconstituída em duas séries em exibição no streaming. Ambas têm o grande mérito de envolver o espectador no vórtice de sofrimento e revolta dos sobreviventes e dos pais dos 242 jovens mortos dentro de uma câmara de gás.

As duas séries resultam do trabalho obstinado dos jornalistas Daniela Arbex e Marcelo Canellas, que acompanham a luta das famílias pela punição dos responsáveis. Neste ponto, a dor dilacerante pela perda dos filhos se cruza com um sistema jurídico moldado para produzir injustiça e impunidade.

Cena de 'Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria'
Cena de "Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria", série do Globoplay - Divulgação - Divulgação

A boate preenchia um catálogo de irregularidades. Não tinha saídas de emergência. Extintores eram peça de decoração. A espuma do teto era de material inflamável mais barato e de pior qualidade. Os fogos de artifício usados pela banda também. A superlotação completou a fórmula para o morticínio.

Dois sócios da boate e dois integrantes da banda foram denunciados, mas os pais sempre lutaram pela ampliação das responsabilidades, visando a atuação do poder público. Quem deu alvará de funcionamento para aquela ratoeira? Quem fiscalizou a boate?

Os pais apontaram falhas na atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e, por isso, tiveram que responder a processo por calúnia e difamação movido por alguns promotores. Absurda inversão de papéis que deu em nada, mas aprofundou o penoso calvário das famílias.

Nestes dez anos, o processo contra os quatro réus avançou e retrocedeu ao sabor da fartura de recursos e filigranas jurídicas. O julgamento que os condenou foi anulado por instância superior. Não há desfecho à vista. Ninguém está preso. É um crime sem autoria, sem responsáveis, sem castigo. O que sobra é a impunidade que estimula outras tragédias. Onde? Quando? Quem estará na próxima? Meu filho? O seu? A impunidade agride a memória dos mortos, pune os pais e os sobreviventes e nos degrada como sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.