Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

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Dan Ariely

Ask Ariely: sobre colheita de mirtilo, técnica sanduíche e alunos estimulados

Seria mais poderoso dar instruções concretas a estudantes, por meio de comparação social

Caro Dan,

eu tenho uma fazenda onde as pessoas vêm colher mirtilo e cobro US$ 3 (R$ 12) cada 400 gramas da fruta colhida. O problema é que as pessoas comem as frutas enquanto colhem e quando chegam no caixa para pagar carregam apenas 400 gramas, ou seja, o equivalente a US$ 3 em mirtilo. Sem ser rude, como posso deixá-las saber que estão me roubando?

Michelle

Eu devo admitir que já estive em uma fazenda como a sua e comi muitos mirtilos durante a colheita sem pagar por isso. É tão tentador que acho desumano pedir às pessoas que não comam nada enquanto colhem. Portanto, se aceitarmos que as pessoas comerão alguns mirtilos no processo de colheita, talvez a melhor abordagem seja cobrar uma taxa de entrada para cobrir o custo. Mas seja claro que essa é uma taxa de entrada, se você a denominar essa taxa como “coma mirtilos durante a colheita” as pessoas tentarão maximizar o benefício comendo muito mais mirtilos do que já comem.

Mirtilo colhido em propriedade rural de Itá, Santa Catarina
Mirtilo colhido em propriedade rural de Itá, Santa Catarina - Divulgação

Caro Dan,

a sabedoria convencional diz que, quando você for criticar alguém, você deve usar a “técnica sanduíche”, isto é, dizer algo legal, dar a crítica e terminar com algo bom novamente. Existe algum estudo sobre a eficácia desta prática? Parece-me que a pessoa pode apenas ouvir e lembrar as partes positivas, e que o impacto da crítica acaba se perdendo.

—Andrew

Usar a “técnica sanduíche” certamente faz com que o feedback negativo seja menos doloroso para quem o recebe, mas não parece ser particularmente eficaz. De acordo com um estudo de Jay Parkes, Sara Abercrombie e Teresita McCarty, publicado em 2013 na revista “Advances in Health Sciences Education”, as pessoas que receberam críticas utilizando a “técnica sanduíche” estavam mais propensas a acreditar que o feedback melhoraria seu desempenho. Mas isso não fez com que elas fizessem efetivamente algo para mudar o comportamento apontado na crítica. Tanto os profissionais que receberam um feedback negativo com a “técnica sanduíche” como os que receberam críticas mais diretas não fizeram nenhuma mudança efetiva. A boa notícia é que o método sanduíche também não fez com que eles tivessem um desempenho pior - isso simplesmente não fez diferença. É realmente difícil mudar o comportamento das pessoas, e uma única parte do feedback não vai fazer muita diferença, não importa como seja formulada.


Caro Dan,

eu ensino ciências da computação e comecei recentemente a pensar em maneiras de fazer os alunos começarem o trabalho no início do semestre. Pesquisas apontam que, se os alunos começarem o trabalho mais cedo, é provável que coloquem mais tempo em seu projeto e obtenham uma nota melhor. Gostaria de saber se seria útil enviar um lembrete diário por email solicitando aos alunos que começassem a trabalhar hoje em seu projeto. O que você acha?

- Kristin

Um lembrete diário é um bom começo, e certamente deve ajudar os alunos a seguir em frente. Mas seria ainda mais poderoso dar instruções concretas e fazer uso da comparação social. E se o email não pedisse a eles que trabalhassem em seu projeto hoje, mas lhes dissesse especificamente: “Trabalhe no seu projeto por 30 minutos hoje”? Você também pode dizer-lhes algo sobre os hábitos de trabalho dos alunos que se saem bem na aula –por exemplo, "Historicamente, os alunos que obtiveram a nota máxima nesse curso começaram a trabalhar em seus projetos cedo e trabalharam consistentemente ao longo do semestre".

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