Deborah Bizarria

Economista pela UFPE, estudou economia comportamental na Warwick University (Reino Unido); evangélica e coordenadora de Políticas Públicas do Livres

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deborah Bizarria

Sem novas construções, onde as pessoas vão morar?

Precisamos de um planejamento urbano amigável a novas e boas construções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último ano, o preço do aluguel aumentou em média 16% de acordo com o índice FipeZAP, índice cerca de três vezes superior ao da inflação geral (IPCA). Grandes centros urbanos oferecem mais oportunidades de trabalho e crescimento profissional, mas ao mesmo tempo o custo de moradia tem crescido e o status atual do regramento urbano dificulta novas construções.

Para modernizar essas regras, esbarramos em dificuldade: as pessoas não acreditam que mais moradia significaria menores preços.

Em economia, entendemos que quanto maior a oferta de um bem ou serviço, com tudo mais constante, menor tende a ser seu preço. Mesmo as pessoas mais leigas compreendem bem esse mecanismo… Exceto quando se trata de moradia.

Partindo da hipótese de que muitas pessoas não acreditam que a construção de mais moradias reduziria os preços e os aluguéis e por isso seriam contra redução de restrições no uso do solo, Clayton Nall e outros pesquisadores analisaram 4.200 entrevistas de americanos sobre o tema.

Os resultados revelam que apenas cerca de 30–40% dos entrevistados acreditam que um aumento de 10% na oferta de moradias reduziria os preços e os aluguéis, enquanto aproximadamente 20–30% acreditam que aumentaria. Essa disparidade persiste entre diferentes grupos demográficos, ideológicos e geográficos, indicando que o ceticismo em relação à oferta é robusto.

O artigo emprega dois métodos principais para medir o ceticismo em relação à oferta e seus efeitos. O primeiro envolve um experimento de vinheta, apresentando aos entrevistados cenários hipotéticos de aumento na oferta e questionando sobre seus impactos esperados. No segundo experimento, os entrevistados avaliam diferentes propostas de políticas habitacionais.

Os resultados apontam para a persistência do ceticismo em relação à oferta, independentemente da formulação da pergunta, das suposições contrafactuais ou da causa do aumento do número de moradias. O impacto desse ceticismo reflete-se no apoio político às propostas habitacionais. Inquilinos céticos são menos propensos a apoiar propostas que facilitam a construção, enquanto alguns proprietários céticos são mais favoráveis, visando possivelmente a valorização de suas propriedades, a partir da suposição de que novas construções iriam encarecer os aluguéis.

Um aspecto intrigante é a lacuna entre as preferências declaradas dos entrevistados por preços e aluguéis mais baixos e seu apoio efetivo às políticas que poderiam realizá-las. O ceticismo em relação à oferta é apontado como um fator, mas também se destacam a falta de confiança nos governos, preocupações com efeitos colaterais da construção e a escassez de informação sobre políticas habitacionais.

Na prática, a descrença em um mecanismo de mercado que reconhecidamente funciona de forma geral na economia tem impactos concretos no apoio a manutenção de medidas que dificultam novas construções e consequentemente preços menores, ou que subam mais lentamente.

Os céticos irão argumentar que como as construtoras só buscam o lucro (e buscam mesmo) acabam apenas construindo unidades caras focadas em um público de alta renda, aumentando sempre os preços dos aluguéis e dos serviços no local. Mas parecem ignorar o seguinte: o que acontece com o antigo espaço de quem comprou um novo apartamento?

A partir de dados dos Estados Unidos, o economista Evan Mast concluiu que a construção de 100 novas moradias a preços de mercado leva até 70 pessoas a saírem de bairros de renda abaixo da mediana e até 40 a saírem do quinto mais pobre. Isso significa que as novas moradias liberam espaços mais baratos, gerando um efeito cascata, e também aumentam a oferta no mercado como um todo. Esses efeitos são semelhantes em outros países do mundo, como argumenta o jornalista de dados John Burn-Murdoch em sua coluna para o Financial Times. Para melhorar a disponibilidade e a acessibilidade da habitação para todos, novas construções sempre vão ajudar, principalmente se aproveitarem bem o solo.

Se queremos ter aluguéis mais acessíveis, ou que pelo menos tenham reajustes mais lentos, precisamos de um planejamento urbano que seja amigável a novas e boas construções. Sem isso, os maiores prejudicados não serão as construtoras, mas sim todos nós que vivemos de aluguel nas grandes cidades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.