Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli

As vidas negras que não importam

Polícia de Minneapolis, onde George Floyd foi assassinado, não será reformada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As taxas de homicídios nas grandes cidades dos EUA cresceram 30% em 2020 e, novamente, 24% nos primeiros meses de 2021. As taxas de aprovação do governo Biden retrocedem desde julho, caíram para zona negativa em agosto e, agora, situam-se ao redor de meros 43%. Inexiste correlação estatística direta entre os dois fenômenos, mas o primeiro, filtrado pelo discurso político, ajuda a iluminar o segundo.

"Cortem o financiamento da polícia" –o lema foi erguido pelo movimento Black Lives Matter ("Vida Negras Importam") durante as manifestações de protesto pelo assassinato de George Floyd, em Minneapolis, e adotado pela ala esquerda do Partido Democrata.

​Nas eleições de 2020, Biden obteve mais de 70% dos votos na cidade que foi palco do crime notório. Há pouco, porém, a mesma cidade rejeitou em plebiscito uma proposta de substituição do departamento de polícia por um Departamento de Segurança Pública.

Eleitores participam do pleito que, entre outras decisões, definiu se Minneapolis desmontaria a polícia local - Nicole Neri - 2.nov.21/Reuters

Uma folgada maioria de 56% votou contra a nova agência que "se necessário, poderia incluir" policiais. "O Império contra-ataca", tuitou D.A. Bullock, cineasta e ativista do movimento negro. De fato, porém, a proposta foi derrotada tanto nos bairros afluentes, majoritariamente brancos, quanto nos pobres, habitados por negros e latinos, onde se concentra a violência por armas de fogo. Nicole Drillard, que é negra e teme as arbitrariedades cometidas por policiais, explicou seu voto: "Precisamos de alguém para chamar –e, se não for a polícia, quem será? Já não temos policiais suficientes nas ruas."

A desconexão dos ativistas com suas supostas bases evidenciou-se desde o início, pela adoção da bandeira radical de abolição da polícia no lugar da ideia de reforma policial. A deputada Ilhan Omar, de Minneapolis, uma estrela da esquerda democrata, lamentou a derrota e, como tantos, a atribuiu à "desinformação". Claro: os eleitores são informados quando a elegem, mas não o são quando recusam-se a seguir o seu comando.

Quase todas as grandes cidades dos EUA são governadas pelo Partido Democrata. Espertos, os republicanos converteram o aumento dos homicídios em tema central de campanha. Biden nunca juntou-se às vozes que querem cortar o financiamento da polícia, mas diversos integrantes de seu governo engajaram-se na defesa da abolição do departamento policial de Minneapolis. Assim, o discurso da "lei e ordem", que não salvou Trump, refaz seu caminho na pista asfaltada por ativistas identitários para quem nem todas as vidas negras importam. Na Virgínia, que deu vantagem de 10 pontos para Biden em 2020, o republicano Glenn Younkin acaba de eleger-se governador falando sem cessar na onda recordista de homicídios.

Nekima Levy Armstrong, advogada de direitos civis, reagiu aos resultados do plebiscito apontando o dedo à esquerda democrata, que prefere o "exibicionismo político" ao árduo trabalho de reformar a polícia. "Vidas negras precisam ser valorizadas não apenas quando injustamente tiradas pela polícia mas também quando demandam vizinhança segura". Ela registrou que a proposição derrotada saiu-se melhor nos bairros da classe média branca, naufragando nos bairros majoritariamente negros.

Os ativistas da política identitária, arquitetos da "nova esquerda", dirigem sua mensagem às minorias, renunciando a persuadir a maioria, que se torna presa fácil da direita populista. Não só: tratam negros e latinos como minorias zelosas de suas identidades étnicas, não como cidadãos discriminados que querem usufruir, na vida real, de direitos plenos de cidadania. Substituem a política da igualdade pela da diferença –e, quando perdem os votos das próprias minorias, as acusam de não estarem à altura deles mesmos.

No fim, a polícia de Minneapolis não será reformada. Trump observa, radiante, a captura do Partido Democrata pelo discurso identitário dos radicais de salão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.