Desigualdades

Editada por Maria Brant, jornalista, mestre em direitos humanos pela LSE e doutora em relações internacionais pela USP, e por Renata Boulos, coordenadora-executiva da rede ABCD (Ação Brasileira de Combate às Desigualdades), a coluna examina as várias desigualdades que afetam o Brasil e as políticas que as fazem persistir

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Desigualdades
Descrição de chapéu Coronavírus

Fórmula para reduzir desigualdade no tratamento da Covid está nas mãos do Congresso

É urgente que parlamentares derrubem os vetos presidenciais da lei que facilitaria acesso a tratamentos que hoje só estão disponíveis para quem pode pagar caro; mortalidade pela doença é de 53,1% para internados em UTIs públicas, frente a 30,9% na rede privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Felipe Carvalho

Jornalista, é coordenador no Brasil da Campanha de Acesso a Medicamentos de Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Não existe solução real para a crise da Covid-19 que não passe pela igualdade no acesso à prevenção e ao tratamento da doença. Mas, a cada nova tecnologia que surge para combater o vírus, se aprofunda o abismo da desigualdade. Este foi o caso com as máscaras e ventiladores, depois com os diagnósticos e cilindros de oxigênio. Agora, com as vacinas e tratamentos. Essas crises de acesso seguem o mesmo roteiro: poucas empresas controlam a produção e a circulação de produtos essenciais para a sobrevivência de populações inteiras e dão preferência para acordos com países ricos, dispostos a pagar mais caro por eles. Para o resto do mundo, ficam a escassez, o desespero e o sofrimento.

Não existe mistério sobre a fórmula para interromper essa tragédia. São necessários três ingredientes apenas: solidariedade, ética e coragem política.

Solidariedade vai muito além de doações e outros gestos filantrópicos que, embora tragam algum alívio de curto prazo, não alteram as estruturas que sustentam a desigualdade. Trata-se de resgatar um sentido comum de humanidade e dar a todos as mesmas oportunidades. O fato de mais de 80% das vacinas produzidas estarem sendo usadas nos países mais ricos e menos de 1% delas nos mais pobres evidencia o quão distante estamos da solidariedade.

Ética é tomar decisões com base em princípios morais sólidos. É o que se esperava dos líderes da indústria farmacêutica, no sentido de evitarem a repetição de erros do passado, em que o patenteamento excessivo e descabido de tecnologias de saúde gerou uma sequência de tragédias humanitárias em HIV/Aids, hepatite, tuberculose, pneumonia.

Ética também tem a ver com transparência. No caso da indústria, isso significaria reconhecer que as vacinas e tratamentos desenvolvidos foram fruto de pesquisas e investimentos públicos; e que, portanto, não é proprietária dos conhecimentos sobre a produção desses bens de saúde. Compartilhar esses conhecimentos de forma ampla e aberta com outros produtores seria a solução ética ideal para acabar com o jogo da escassez e das suas consequências fatais. E, que fique claro, isso não abalaria a saúde financeira das grandes farmacêuticas nem colocaria em risco o futuro da inovação.

Sem dúvida, hoje a fórmula das vacinas é um pote de ouro para a indústria farmacêutica. Mas, no fundo, quem mais está lucrando é o vírus, que se multiplica e forma suas variantes mais perigosas conforme cresce o silêncio das grandes empresas do setor diante dos apelos pelo compartilhamento do conhecimento capaz de salvar vidas e conter a evolução da pandemia.

Por isso, a coragem política talvez seja o ingrediente mais importante da fórmula, pois pode concretizar a solidariedade e a ética onde elas estão em falta.

O parlamento brasileiro demonstrou estar à altura do desafio ao aprovar com ampla maioria nas duas Casas legislativas o PL 12/2021, agora convertido na Lei das Licenças, a 14.200/2021. Esse projeto reforça e otimiza o licenciamento compulsório, uma medida de saúde pública voltada para corrigir distorções de mercado que porventura estejam prejudicando o enfrentamento de uma doença.

Com o licenciamento compulsório, mesmo que uma tecnologia esteja patenteada e, portanto, só possa ser vendida por uma única empresa, o governo fica autorizado a comprá-la de outros fornecedores. A lógica é: quanto mais opções de compra, mais garantia de acesso para a população. Cabe lembrar que a empresa titular da patente continua atuando no mercado e, ainda, recebe compensações na medida em que os concorrentes começam a utilizar sua invenção.

No entanto, para lidar com um cenário de emergência de saúde, agravado por protecionismos nacionais e industriais, era preciso ir além. A nova lei trouxe então um modelo de licença compulsória com aplicação ampla, incluindo várias tecnologias ao mesmo tempo, e com escopo mais preciso, incluindo pedidos de patente. A Lei 14.200/2021 também prevê a participação cidadã no processo e a responsabilidade das empresas de compartilhar conhecimentos e estabelece prazos claros para atuação do poder executivo.

Porém, ao sancionar a lei, a Presidência da República estabeleceu vetos que desmontaram a proposta original, eliminando a responsabilidade das empresas de agir de forma ética em relação ao compartilhamento do conhecimento e eliminando a clareza dos prazos que o Executivo deve cumprir para usar esta medida no contexto da Covid-19.

Os vetos constituem um passaporte para a omissão e um atentado contra a solidariedade para com tantas famílias que diariamente sofrem com a falta de acesso a tratamentos nas UTIs de hospitais públicos, onde a mortalidade é de 53,1% para internados com Covid-19, em contraste com 30,9% na rede privada, onde um medicamento de alto custo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) está acessível, mas só para quem tem condições de pagar.

É urgente que os parlamentares derrubem esses vetos e recuperem a proposta original. Já está prevista uma sessão do Congresso Nacional para a próxima segunda (27), quando Câmara e Senado poderão decidir o futuro do acesso a medicamentos, vacinas e diagnósticos para Covid-19 no Brasil. Nessa data, saberemos se a sociedade brasileira continuará refém da vontade das grandes empresas e de uma dinâmica comercial que não prioriza a saúde global ou se, finalmente, verá um ato de coragem política capaz de reestabelecer a solidariedade e a ética onde estão atualmente faltando.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.