Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Com Almir, Brasil tem chance de manter tradição no salto triplo

Com marcas expressivas, brasileiro almeja medalha nos Jogos de Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O salto triplo é uma especialidade na qual o Brasil faz sucesso no atletismo internacional. Há mais de meio século, triplistas nacionais se destacam em eventos mundo afora. No momento, a estrela brasileira da modalidade é Almir Cunha dos Santos, 25, mais conhecido como Almir Júnior.

Em sua primeira competição do ano no exterior, em Kent, Ohio, nos EUA, o triplista garantiu a vitória com um salto de 17,46 m, seu recorde indoor. Havia meses que ele não competia, embora estivesse treinando forte, inclusive no período de festas do final do ano. 

A marca nos EUA assegurou índices para o Mundial de Doha, no Qatar, em setembro, o principal evento da temporada, e para o Pan de Lima, em julho, no Peru. 

Almir tinha planejado participar de outras duas disputas indoor, mas uma gripe abreviou o estágio no exterior. Ele estava treinando na Universidade de Kent sob orientação de Michael Schober, especialista em saltos horizontais. É um intercâmbio, parte do projeto de condicionamento físico e técnico, que serve também de referência para a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. 

Almir dos Santos compete na final do Mundial Indoor de 2018
Almir dos Santos compete na final do Mundial Indoor de 2018 - Adrian Dennis/AFP

A medalha na Olimpíada, sem dúvida, é o sonho dos atletas. Por isso, os treinamentos costumam acompanhar o ritmo do ciclo de quatro anos entre os Jogos. No caso de Almir, a meta é o Japão, contudo, sem descartar o valor relevante do Pan e do Mundial.

Os planos de preparação são detalhados e exigem determinação do atleta, do treinador e da equipe de apoio, com especialistas em preparação física, fisiologia, nutrição e cuidados médicos, entre outros.

José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, o técnico oficial de Almir, cuida para evitar riscos de problemas de saúde ou de contusões do seu pupilo. Quando o triplista  sentiu leve indisposição, após exercício de aquecimento em Kent, cidade de temperaturas baixas nesta época, tratou logo de consultar Arataca. A recomendação foi para que ele retornasse ao Brasil.

Na avaliação do treinador, que orienta o atleta no clube Sogipa, em Porto Alegre, preservar o condicionamento é a melhor atitude na atual temporada, cujo pico de competições será no segundo semestre.

Almir cravou 17,53 m, a céu aberto (outdoor), o principal salto de sua carreira, na França, em maio do ano passado. Na expectativa de Arataca, com vivência de quase quatro décadas no mundo do esporte, não há dúvida que o triplista tem potencial para evoluir. Ele e Almir se conhecem bem, pois a parceria já dura cerca de 10 anos.

O recorde mundial do salto triplo pertence ao britânico Jonathan Edward, com 18,29 m, desde 1995. A melhor marca do Brasil, 17,90 m, registrada em 2007 por Jadel Gregório, ainda é o recorde sul-americano. Um salto bem superior ao do primeiro recorde brasileiro no triplo, de João Rehder Neto, vencedor do Estadual de São Paulo, em 1933, com 13,15 m.

Os brasileiros conquistaram prestígio internacional a partir da Olimpíada de Helsinque-1952, na Finlândia, com a medalha de ouro de Adhemar Ferreira da Silva, garantida com 16,22 m. Nos Jogos de Melbourne-1956, na Austrália, ele arrebatou outro ouro, com 16,35 m. Na carreira, Adhemar cravou ainda cinco recordes mundiais. Ele morreu aos 73 anos, em 2011.

Nelson Prudêncio, outro protagonista, ganhou prata com 17,27 m na Cidade do México-1968 e bronze nos Jogos de Munique-1972, com 17,05 m. Durante a prova no México, a marca de Prudêncio foi recorde mundial, mas logo acabou superada pelos 17,39 m do medalhista de ouro soviético Viktor Saneiev.

A escola do Brasil teve ainda o espetacular João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, bronze em duas Olimpíadas (Montréal-1976, com 16,90 m, e Moscou-1980, com 17,22 m). O maior feito dele, no entanto, foi o salto de 17,89 m, no Pan-1975, na Cidade do México, que vigorou como recorde mundial por muitos anos.

Em 1981, no auge da carreira, João sofreu um acidente automobilístico que provocou a amputação da perna direita. Ele morreu aos 45 anos, em 1999.

Atleta do Brasil em pista de salto triplo atiça a curiosidade dos rivais e provoca respeito, ao menos um pouco. É improvável que competidores ignorem a história da modalidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.