Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Acordo com UE põe em dúvida destino de fábricas automotivas nacionais

País precisa de avanços logísticos, regras previsíveis e reforma tributária para adaptar indústria ao futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia traz dúvidas sobre o futuro de algumas fábricas de automóveis no Brasil. Quando tudo estiver definido, valerá a pena montar veículos de alto luxo no país?

O estímulo à produção local, com consequente geração de empregos, foi o ponto mais importante do programa de incentivo à indústria Inovar Auto, lançado no governo Dilma Rousseff e substituído pelo plano Rota 2030.

O modelo antigo surgiu no limite entre o melhor momento da indústria nacional, que batia seguidos recordes de produção, e a queda nas vendas ocorrida entre 2014 e 2016.

 

Havia sobretaxa e restrições por meio de cotas, decisões tomadas para inibir importadores e forçar a nacionalização.

Mercedes, BMW e Jaguar Land Rover começaram a construir carros no país em fábricas novas que ainda operam no regime CKD, método de produção em que a maior parte das peças vem de fora. É como importar o carro inteiro desmontado e encaixar as partes no país de destino.

O objetivo dessa manobra é garantir os incentivos fiscais e se livrar do imposto de importação. Entretanto, essa conta só fecha se houver bom volume no mercado interno para absorver a produção local. Se é para vender pouco, melhor importar o carro pronto sem ter de montar uma fábrica.

Atualmente, todas as marcas de luxo com unidades fabris nacionais têm capacidade ociosa. Juntas, não produzem nem um terço do que poderiam, e todas são europeias.

É uma pena, pois os carros montados aqui mantêm a mesma qualidade dos importados. Caso a crise não tivesse encolhido o mercado, é provável que mais operações fossem nacionalizadas, o que geraria empregos adicionais.

Mesmo que haja longo prazo de carência para que o acordo comercial entre em vigor, a indústria automotiva faz planejamentos pensando na década seguinte. Agora já decidem o que fazer com as fábricas nacionais que produzem pouco e, com a facilitação das importações via Europa, podem perder a razão de existir.

Linha de produção da BMW, em Araquari (SC)
Linha de produção da BMW, em Araquari (SC) - Divulgação

A saída está no caminho contrário: se as unidades fabris nacionais produzem com a mesma qualidade que as estrangeiras, surge a oportunidade, e a necessidade, de exportar para além das fronteiras da América do Sul.

A BMW já enviou carros aos EUA para atender demanda pontual pelo utilitário X1. Portanto, não é a qualidade do produto nacionalizado que impede sua chegada em mercados exigentes.

A resposta para a viabilidade das fábricas passa pela viabilidade do Brasil. Avanços logísticos, regras previsíveis (que não caiam nas concessões de incentivos sem retorno algum) e, enfim, uma reforma tributária podem mudar a cara da indústria automotiva nacional e adaptá-la ao futuro.

Sem isso, o acordo comercial resultará em fábricas fechadas e de nada vai adiantar o discurso pró-emprego de governos, sindicatos e associações de fabricantes ou importadores. Multinacionais pensam com a calculadora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.