Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Marcas investem em plataformas exclusivas para carros elétricos

Solução aplicada em diferentes modelos ajuda a reduzir custos de produção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As montadoras de grande volume começam a apresentar novas plataformas dedicadas exclusivamente à produção de novos carros movidos a eletricidade. Trata-se, grosso modo, da base sobre a qual um automóvel é construído.

É o passo mais importante para reduzir custos de produção e massificar esse tipo de veículo, que ainda desperta muitas dúvidas sobre a viabilidade no curto prazo.

Nesta semana, a sul-coreana Hyundai apresentou a plataforma E-GMP. De acordo com a fabricante, os carros montados sobre essa base terão autonomia superior a 500 quilômetros e poderão ter 80% de sua carga recuperada em 18 minutos. Isso exigirá um carregador de maior capacidade, a exemplo dos disponíveis em rodovias europeias.

Plataforma para carros elétricos
Hyundai apresenta plataforma exclusiva para construção de carros elétricos - Divulgação

A E-GMP dará origem a 23 automóveis diferentes, entre modelos compactos e esportivos capazes de chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos. Além da Hyundai, haverá modelos das marcas Kia e Genesis, que compõem o grupo empresarial.

Em julho, o grupo PSA Peugeot Citroën anunciou a plataforma e-CMP, também dedicada aos carros elétricos. O primeiro modelo construído será a futura geração do SUV 3008, com apresentação prevista para 2023.

A onda atual de eletrificação em larga escala teve início no fim de 2019, quando a Volkswagen apresentou sua base voltada para os veículos recarregados na tomada. O primeiro automóvel dessa nova geração é o ID3, um hatch com porte similar ao do Golf.

A montadora alemã espera vender 1 milhão de carros movidos a eletricidade até 2025, mesmo cálculo feito pelo grupo Hyundai. As estimativas estão sendo mantidas apesar das mudanças de rumo impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Vender muito é uma necessidade para bancar os altos custos envolvidos. Segundo cálculo feito pela VDA (associação alemã das montadoras), as fabricantes e seus fornecedores estão investindo o equivalente a R$ 250 bilhões entre 2020 e 2022 para eletrificar seus carros.

Há também os gastos com a expansão das redes de recarga, que ainda precisa evoluir muito para dar conta do volume projetado pelas montadoras para os próximos cinco anos. O medo de ficar sem energia é um dos pontos que geram a desconfiança dos consumidores mundo afora.

Para atingir as vendas sonhadas, será necessário oferecer carros que custem menos. A Tesla, por exemplo, não lida com volumes gigantescos de produção, mas seus veículos competem em preço com as marcas premium.

No universo das marcas generalistas como Hyundai, Peugeot, Citroën e Volkswagen, é fundamental reduzir custos de produção para adequar o preço ao público sem sacrificar a rentabilidade. Esse é o papel principal das novas plataformas dedicadas aos carros elétricos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.