O novo mundo dos carros elétricos não se limita a modelos compactos e médios de apelo urbano. As picapes grandes ganham uma outra razão de existir quando podem ser recarregadas na tomada.
Dois modelos estão a caminho do Brasil, ambos importados pelo grupo Osten. Além da exótica Tesla Cybertruck, a empresa espera a chegada da também americana Rivian R1T. A primeira unidade desse utilitário quadradão foi encomendada em setembro de 2021, com entrega esperada para junho ou julho.
Picapes grandes são o símbolo máximo da indústria automotiva americana –e desde sempre vinculadas ao que há de pior em emissões de poluentes e gás carbônico. As opções elétricas são um futuro possível para esses modelos, que trazem algumas vantagens.
A dimensão de suas plataformas favorece a instalação dos packs de baterias sem comprometer o espaço para ocupantes e carga. A caçamba segue livre: os acumuladores são instalados no assoalho.
A picape da Rivian é capaz de rodar entre 400 e 500 quilômetros com uma carga completa. O interesse pela marca é crescente, e após iniciar a produção no estado de Illinois, uma segunda fábrica será construída nos EUA, na Georgia. O investimento nessa nova unidade equivale a R$ 28 bilhões.
Já a Tesla Cybertruck vai mais longe: a autonomia pode chegar a 800 quilômetros na versão com três motores, a escolhida pelo grupo Osten para venda ou locação no Brasil.
Os preços, contudo, são elevados: o importador estima valores acima de R$ 1 milhão para as picapes elétricas. A RAM 1500 Rebel, que tem porte semelhante e é movida por um motor Hemi 5.7 V8 a gasolina, custa R$ 450 mil no Brasil.
O sucesso e a consequente valorização da Tesla e da Rivian fazem as gigantes americanas se movimentarem. A General Motors, que já havia apresentado a Hummer EV, exibiu a Chevrolet Silverado elétrica na CES, feira de tecnologia realizada em Las Vegas no início deste mês.
Os modelos da GM chegarão ao mercado em 2023. Em 2035, todos as picapes da montadora à venda nos EUA serão movidas a eletricidade.
Na Ford, a novidade é a F-150 Lightning, que troca o tanque por baterias. A chegada ao mercado americano ocorre neste primeiro trimestre, e já há uma longa fila de espera. A montadora tenta evitar a cobrança de ágio sobre um preço já elevado. Uma unidade com todos os itens disponíveis custa o equivalente a R$ 550 mil.
O interesse do público por esses modelos justifica o aumento da produção e a expansão das redes de recarga. Esse é o caminho para conquistar o consumidor americano, que comprou 2 milhões de picapes grandes ao longo de 2021.
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