As montadoras ainda passam por apuros devido à escassez de peças, mas é preciso recuperar o tempo perdido. Projetos que haviam sido adiados começaram a chegar às ruas no segundo semestre de 2021, e haverá uma nova onda de lançamentos em 2022. Há novidades em todos os segmentos, sejam pequenos, grandes, flex ou elétricos.
A alta de preços acumulada ao longo da pandemia, o foco em veículos de maior valor agregado e as novas regras de segurança e emissões resultaram no fim dos carros populares. Contudo a indústria precisa de modelos de menor preço e maior volume de produção para atender tanto ao varejo como aos frotistas.
Essa lacuna será preenchida por novos carros compactos. O lançamento mais aguardado nesse segmento é a nova geração do Citroën C3, que vai priorizar o espaço interno e terá desenho que remete aos utilitários esportivos.
A opção mais em conta deverá receber o 1.0 flex que já equipa modelos da Fiat – ambas as marcas fazem parte do grupo Stellantis. A estreia está prevista para o segundo trimestre, com preços por volta de R$ 70 mil.
A Renault, que passa por um processo de reposicionamento no Brasil, vai atualizar o subcompacto Kwid —haverá até uma versão 100% elétrica. O modelo flex reestreia no início de 2022 com mudanças de estilo e redução de consumo, que já era baixo. Os valores devem ser mantidos: hoje o modelo é vendido por R$ 59,9 mil na versão Zen.
Na Honda, a primeira novidade do ano será a versão hatch do novo City. O modelo chega para substituir o Fit e deverá oferecer versões por a partir de R$ 100 mil. O novo motor 1.5 flex (126 cv) traz injeção direta de combustível e menor consumo em comparação ao antecessor.
A marca japonesa lançará também a segunda geração do HR-V, que está em fase avançada de desenvolvimento no Brasil. A estreia deve ocorrer no meio do ano.
A concorrente Toyota também terá novidades entre os compactos. O modelo Yaris será renovado, com mudança de estilo e inclusão de itens tecnológicos. A apresentação será em janeiro.
Já o sedã Civic voltará ao país como importado. A 11ª geração virá do Canadá a partir do segundo semestre de 2022.
As picapes serão protagonistas entre os utilitários. A Ford Maverick estreia no primeiro trimestre, com motor 2.0 turbo (253 cv) e tração integral. Seu preço deve começar em R$ 200 mil.
A marca americana pretende trazer também seu maior sucesso de vendas nos EUA: a F-150, uma picape tamanho GG. A geração atual tem 5,9 metros de comprimento e vai concorrer com a linha RAM (a partir de R$ 445 mil).
Se a Ford estuda importar sua picape grande, a General Motors avança nos planos de trazer a Chevrolet Silverado de volta ao mercado nacional. São esperadas versões a diesel e a gasolina, com estreia no segundo semestre.
A GM terá ainda uma opção mais em conta no meio do ano: a nova geração da Montana. O modelo retorna com cabine dupla e estilo semelhante ao do SUV compacto Tracker. O motor deverá ser o 1.2 turbo flex (133 cv).
Com produção em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), a picape será o principal concorrente da Fiat Toro, que custa a partir de R$ 138,4 mil nas versões 1.3 turbo flex (185 cv). Esse mesmo motor irá equipar outra novidade de 2022: a reestilização do Jeep Renegade.
O jipinho chegará no começo do ano com mudanças de estilo e mais conectividade. A nova opção turbinada terá tração 4x4 para substituir as versões a diesel.
Mas o próximo ano não terá apenas carros flex ou a diesel. Além do Kwid elétrico, outros automóveis que não queimam combustível chegarão às lojas, ainda que com preços elevados.
A Volvo trará o C40, um SUV capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias. É a versão com estilo cupê do XC40, que agora é vendido apenas em versão 100% elétrica, por R$ 389.950.
Após apresentar o utilitário Tan, em novembro, a chinesa BYD prepara a estreia do sedã Han. São carros elétricos de alto luxo que chegarão ao mercado no começo de 2022, com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
Após ser a pioneira entre as marcas premium com o i3, a BMW trará o sedã i4, cuja autonomia pode chegar a 590 km na versão eDrive40. Outra opção será o SUV iX, e ambos estreiam no primeiro semestre.
A JAC Motors, marca chinesa que oferece o maior número de modelos elétricos no Brasil, vai trazer o sedã e-J7. O modelo, que está em pré-venda por R$ 259,9 mil, terá as primeiras unidades entregues no início de 2022.
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