Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu

Irretocável, personagem de Odebrecht será protagonista em 'O Mecanismo'

Por imprecisão, série mostra um negro entre os poderosos empreiteiros capturados pela Lava Jato

J.Cristo@gov
Estimado Ministro Marco Aurélio Mello,
Eu também fui crucificado, mas, como o senhor sabe, foi por outro motivo.
Com minha bênção,
Jesus, filho de Maria

 

Alckmin no Guinness
Geraldo Alckmin, candidato pela segunda vez à Presidência da República, entrou para o livro dos recordes na eleição de 2006, quando conseguiu ter menos votos no segundo turno do que no primeiro. Ao dizer que o PT “colhe o que planta” quando a caravana de Lula é alvejada por três tiros, o doutor desafia sua marca.

Ninguém seria capaz de supor que o candidato do partido de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro dissesse um disparate desse tamanho.

 

Bradesco
Ficou difícil a vida de um cliente do Bradesco que paga seu seguro de vida há 31 anos.

O banco informou, eletronicamente, que seu contrato foi cancelado porque deixou de pagar duas mensalidades. Para reverter a ordem, ele deveria remeter cópias digitalizadas dos boletos e da apólice, com o CPF e um número de telefone para eventual contato.

Feito isso, o banco informou, sempre eletronicamente, que a “área resolvedora” precisaria de 15 dias úteis para tratar do caso, lembrando que não deveria responder a essa comunicação. Assim, nada restou ao cliente senão esperar.

A diretoria do Bradesco deveria avisar ao pessoal da “área resolvedora” que Amador Aguiar, o fundador da casa, transformou seu pequeno banco na maior instituição privada do país em apenas oito anos porque colocou as mesas do gerentes na entrada das agências e instruiu seus funcionários para que ensinassem os clientes a preencher cheques.

 

“O Mecanismo”
A série “O Mecanismo”, de José Padilha, tem duas imprecisões, uma de natureza estética, a outra, demográfica.

A figura de “O Mago”, inspirada no advogado Márcio Thomaz Bastos, mostra um senhor pessimamente vestido, que trabalha num escritório pernóstico, enfeitado com um enorme retrato seu.

Márcio vestia-se impecavelmente, seus ternos não tinham dobras e suas salas não tinham retratos.

A segunda imprecisão, demográfica, mostra um negro entre os poderosos empreiteiros capturados pela Lava Jato. Pena. Ao contrário do que acontece com as estatísticas prisionais de Pindorama, nunca houve negro preso pelo juiz Sergio Moro.

Em compensação, o Marcelo Odebrecht de Padilha é irretocável, e será um dos principais personagens da nova série.

 

Marun e Raquel
Com um pitbull como o ministro Carlos Marun, Michel Temer não precisa de inimigos.
O doutor disse que, se a procuradora-geral Raquel Dodge “der uma de maluca”, denunciando seu chefe à Câmara dos Deputados, ele ganhará no plenário.

Não há lembrança de comentário semelhante de Marun dedicado a um homem.
África e China

Os chineses substituíram as empreiteiras nacionais em Angola. Sintomaticamente, as empresas americanas continuam fora desse mercado.

 

Cancellier
Hoje completam-se seis meses do suicídio do reitor Luiz Carlos Cancellier, da Federal de Santa Catarina, e ainda não se sabe o que havia de concreto contra ele. O professor foi encarcerado e, solto, estava proibido de pôr os pés no campus da universidade.

Leia mais textos de Elio Gaspari deste domingo (1º):​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.