Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

'Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil' implora por versão eletrônica

Livro selecionou 500 personagens, contando suas vidas antes e depois de viagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Casa Stefan Zweig publicou o "Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil", coordenado pelo historiador Israel Beloch. Estima-se que entre os anos 20 do século passado e o fim da Segunda Guerra, em 1945, tenham chegado a Pindorama cerca de 15 mil pessoas.

Muitos, judeus como Zweig, deixaram a Europa fugindo do nazismo. O Dicionário selecionou 500 personagens, contando suas vidas antes e depois da viagem.

Nas dobras do livro estão histórias de uma época em que se cruzaram a realidade de uma Europa desgraçada e a de um Brasil promissor.

Foto em preto e branco de homem sentado escrevendo
O escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942) - Reprodução

Esses refugiados sacudiram as instituições científicas e a cultura do país. No mesmo navio que trouxe Stefan Zweig numa de suas viagens ao Brasil, veio o professor Friedrich Brieger, que aclimatou sementes de hortaliças europeias e se tornou um patriarca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba. O radiologista Carl Simon Fried esteve no campo de Buchenwald antes da guerra e chegou em 1940. Tinha fama, mas seu diploma de médico não foi reconhecido no Brasil (alô, alô, Revalida).

Felizmente, a Universidade de São Paulo levou-o para dirigir seu Instituto de Radiologia São Francisco de Assis. Outros refugiados colaboraram no milagre da criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Criaram também livrarias como a Cultura, em São Paulo, e a Kosmos, no Rio.

Aqui e ali aparece a informação de que o refugiado foi para Rolândia. Essa é a história da vinda para o Brasil, em 1933, de Erich Koch-Weser com sua turma. Ele havia sido deputado, ministro do Interior e vice-chanceler da Alemanha. Por sua ascendência judaica, viu-se impedido de advogar. Armando um complexo esquema legal, Koch-Weser conseguiu sair da Alemanha em 1933, com algumas famílias. Estabeleceram-se num projeto de colonização em Rolândia, no norte do Paraná. Era mato puro. Por lá passou o refugiado austríaco Otto Maria Carpeaux que se tornaria um renomado jornalista. Anos depois, veio Rudolf Isay, que virou cafeicultor e patenteou um catador para o grão.

Caio Koch Weser, neto de Erich, voltou para a Alemanha em 1951 e chegou à vice-presidência do Banco Mundial. Em 2000, por pouco não foi para a direção do Fundo Monetário Internacional. Teve a oposição dos Estados Unidos e o voto contrário do Brasil. Seu tio Dieter também deixou Rolândia e veio a ser diretor da Escola de Medicina Pública de Harvard.

O "Dicionário dos Refugiados" implora por uma versão eletrônica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.