Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula devia aprender com Lula

Ao ser preso durante a ditadura, o então dirigente sindical deu um baile em seu inquisidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante o debate da TV Globo Lula perdeu a calma com o Padre Kelmon, da Igreja Ortodoxa do Peru, ex-petista, hoje no PTB do deputado Roberto Jefferson. Onze entre dez cidadãos também perderiam, mas Lula estava lá como candidato à Presidência da República.

Faz tempo, Lula estava preso no Dops de São Paulo e foi tirado da cela no meio da noite. No caminho, achou que ia apanhar.

O então dirigente sindical foi levado para uma sala onde o apresentaram a um assessor da Secretaria de Segurança, que desejava conversar com ele. Era mentira, o assessor era um oficial do Serviço Nacional de Informações e havia um grampo na sala.

Sentado em uma poltrona branca, com uma curtinha branca e iluminação azul ao fundo, Lula, um homem branco de barba e cabelos da mesma cor, está com semblante sério. Ele veste um terno escuro e gravata vinho. Diante dele, aparece o braço de um homem que está de pé
O ex-presidente Lula durante debate presidencial da TV Globo antes do primeiro turno - Mauro Pimentel - 29.set.2022/AFP


A conversa durou cerca de uma hora e a transcrição circulou em Brasília.

Lula deu um baile no inquisidor. Ele queria saber se Lula tinha um canal secreto de comunicação dentro do governo e ouviu o seguinte:

— Durante esse processo ninguém falou mais com autoridade do que eu. Reclamamos pela situação do trabalhador, como era que ele se encontrava (...) a gente sentia a coisa... ninguém estendia a mão para o trabalhador, quer dizer, vamos fazer um negócio e colocar na mão do trabalhador.

Muralha no TSE

Há uma muralha no Tribunal Superior Eleitoral, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves.

Têm votado juntos, sempre contra as maracutaias.

Observadores da eleição

Estão no Brasil cerca de 30 observadores internacionais.

Depois de acompanhar a votação e a totalização do resultado, alguns deles estão prontos para anunciar ao mundo suas conclusões.

Lula mudou a escrita

Lula alterou a escrita dos candidatos a formar frentes de apoio às suas campanhas. Pelo protocolo o apoio de notáveis era buscado a partir do início da campanha oficial. Por tática ou pelo simples movimento da roda, Lula recebeu-os no finalzinho do segundo tempo.

Foi o caso das manifestações de Joaquim Barbosa e do economista André Lara Resende. Barbosa significou uma poderosa vacina contra o reaparecimento das denúncias de corrupção ocorridas nos governos petistas.

Só o tempo dirá se o apoio de Lara Resende significará algo mais de uma simples declaração de voto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.