Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Os debates elegerão o presidente

Se Deus é brasileiro, prevalecerá o mais elegante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estima-se que 17 milhões de eleitores poderão decidir seu voto na última semana. Disso resulta que o desempenho de Lula e Bolsonaro nos debates será decisivo.

Os estrategistas dos candidatos dizem que nas cartucheiras não há balas de prata. Tudo bem, mas, se as tivessem, não avisariam.

0
Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência - Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

Seja qual for a opinião que os eleitores têm de Lula ou de Bolsonaro, as candidaturas estão demarcadas com uma clareza nunca vista. Ambos governaram o país e mostraram a que vieram.

O mínimo que se pede a ambos é que apareçam nos debates sem o espírito dos ringues de MMA.

Até hoje nenhum dos dois apresentou ideias ou projetos para um país que está andando de lado há quase uma década, com nove milhões de desempregados. O comissariado petista zanga-se quando Lula é cobrado por clareza nessa questão. Já o entorno de Bolsonaro oferece um tênue sinal de que, se Paulo Guedes quiser, irá embora. Ele não há de querer, mas, se isso acontecer, coisa melhor não virá.

A falta de ideias embaralhou a disputa de tal forma que Bolsonaro acusa Lula de ter na Venezuela um farol, mas, olhando-se para os últimos meses de seu governo, ele ficou parecido com o finado Hugo Chávez. Noves fora sua cooptação de militares e PMs, basta lembrar sua generosidade fiscal, bem como a agressividade com que desafia o Judiciário.

Uma boa ideia seria pedir aos dois candidatos que, durante um debate, assinem compromissos de não mexer na estrutura e na competência do Supremo Tribunal Federal.

Quem não quiser assumir compromisso, aproveita a oportunidade e dá suas razões.

Elegância não significa fraqueza, e agressividade não significa sinceridade. Para ilustrar essa diferença pode-se ir ao debate passado. O que foi preferível ouvir: Lula, zangado, chamando o possível sacerdote Kelmon de "impostor", ou Soraya Thronicke, que o classificou como "padre de festa junina"?

O bordão de Damares

Sejam quais forem os motivos que levam a senadora eleita e ex-ministra Damares Alves a ilustrar suas revelações sobre prostituição infantil, uma coisa é certa: ela usa o assunto como um bordão para aquecer o auditório.

Um ministro do governo Bolsonaro estarreceu-se nos primeiros meses do governo ao ouvir uma intervenção da ministra naquilo que se chamava de "Conselho de Governo". Ela começou a falar do assunto, descendo a detalhes, e estimulou a curiosidade de Bolsonaro.

O assunto só morreu porque o general Augusto Heleno sugeriu que se passasse a outro assunto.

A carne na fila

Quando as grandes empresas compradoras de soja brasileira anunciarem o início de um boicote à compra de grãos colhidos no cerrado, começará uma pressão para que o embargo, também chamado de moratória, seja estendido às exportações de proteína animal, leia-se carne de boi e de frango.

Como o governo brasileiro se viu como um pária orgulhoso, ferra-se o agronegócio.

O pé de Bolsonaro

De uma cobra:

"Bolsonaro tem um problema com o próprio pé. Nesta campanha eleitoral atirou mais nele do que em Lula. Reuniu os embaixadores para falar mal das urnas eletrônicas, atravessou o oceano para fazer discurso para uma calçada em Londres durante o luto pela morte da rainha. De volta, foi a Aparecida para tumultuar uma cerimônia religiosa, com uma claque que vaiou sermão, ilustrada por um cidadão que empunhava uma caneca de cerveja. Todos os tiros foram certeiros."

Dívida com Temer

Tantos foram os insultos e grosserias do comissariado petista com Michel Temer que Lula deveria agradecer sua neutralidade no segundo turno.

Temer, por sua vez, deveria agradecer aos amigos que ajudaram a convencê-lo a não pensar com o fígado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.