Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

O sangue frio de Flávio Dino e Rui Costa

Os dois ministros contiveram a crise do dia 8 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O repórter Guilherme Amado revelou detalhes dos acontecimentos do 8 de janeiro que justificam, com sobra, a troca do comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. Mais que isso, revelam que o sangue frio dos ministros da Justiça, Flávio Dino, e Rui Costa, chefe da Casa Civil, livrou o país de uma crise inédita, pela qualidade de suas atitudes.

Aos fatos, pela narrativa de Amado:
Na noite do dia 8, depois da invasão do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso, uma tropa da PM de Brasília dirigiu-se à área onde estavam acampadas pessoas que há semanas pediam um golpe de Estado. Muitos deles haviam participado das invasões, à tarde, e o objetivo era prendê-los, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. O comandante militar do Planalto ordenou que os policiais fossem barrados, e a cena da barreira foi mostrada pelas televisões.

O ministro Flávio Dino, durante cerimônia em Brasília - Mauro Pimentel - 2.jan.23/AFP

Pouco depois, o comandante do Exército reuniu-se com o interventor federal na Segurança de Brasília, Ricardo Cappelli, e com o coronel comandante da PM. Conversa dura, e nela o general Arruda teria dito: "O senhor sabe que a minha tropa é um pouco maior que a sua, né?"

Seguiu-se uma nova reunião, desta vez com a presença dos ministros José Múcio (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Flávio Dino (Justiça). Dino queria prender as pessoas que estavam no acampamento e o general, além de não admitir as prisões, queria que ele devolvesse os ônibus que haviam transportado pessoas que invadiram os prédios da praça dos Três Poderes.

Conforme revelou a repórter Marina Dias, as vozes elevaram-se e os dois puseram-se de pé. Antes que o tempo pudesse fechar, "Rui Costa interveio e conduziu a conversa para uma conciliação. Ficou acordado que as prisões não seriam naquela hora, mas, sim, no dia seguinte de manhã".

Nessa mesma noite, perguntado sobre o impasse, cujos detalhes cênicos não eram conhecidos, Flávio Dino deu uma resposta burocrática, apaziguadora. Seu sangue frio evitou que a crise fosse contaminada pelas tintas apocalípticas que Jair Bolsonaro injetou nas relações políticas nacionais. No dia seguinte, foi feita a paz.

Desde o dia 7 de abril de 1831, quando o brigadeiro Francisco de Lima e Silva mostrou a d. Pedro 1º que seu reinado se acabara, nunca aconteceu coisa parecida. Na manhã do dia 15 de novembro de 1889, o marechal Floriano e o chefe do governo, Visconde de Ouro Preto, bateram boca. Pelas narrativas, enriqueceram a boa literatura política.

Até os golpes precisam de uma etiqueta, e os brasileiros sempre a tiveram. Nunca se invadiram palácios nem se depredou o patrimônio.

As cenas ocorridas nos prédios da praça dos Três Poderes foram inéditas pelo vandalismo, pela vulgaridade e pelo despropósito. Guilherme Amado e Marina Dias mostraram que o clima de cervejaria estava também onde não se imaginava que estivesse.

Em tempo:
Na noite de 2 de janeiro de 2021, quatro dias antes da invasão do Capitólio americano, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, viu os tuítes dos trumpistas e comentou: "Esse é o Evangelho do Führer".

No dia 6, às 15h, Milley mandou a Guarda Nacional para o Capitólio. Às 19h45, o prédio estava retomado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.