Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Brasil segue sem perder a oportunidade de perder oportunidades

Omissão de candidatos sobre insolvência do país pode gerar muita turbulência à frente

A turbulência das últimas semanas no mercado financeiro faz lembrar de tempos difíceis dos anos 1980/90 e de frases da época pouco abonadoras sobre o Brasil.

“Como fazer uma pequena fortuna na Bolsa brasileira? Basta aplicar uma grande fortuna”. Ou: “Nunca se perde dinheiro apostando contra o Brasil”.

A clássica é o do economista liberal e diplomata Roberto Campos (1917-2001): “O Brasil nunca perde oportunidades de perder oportunidades”. 

A última perdida foi enorme e pode ser delimitada em uma década. Entre 2008, quando o país foi alçado internacionalmente à categoria de economia segura (grau de investimento) e 2018, quando o governo Temer, prostrado pela corrupção, abandonou a reforma da Previdência

Assim, entramos na eleição mais incerta dos últimos 30 anos com as contas públicas arrebentadas e tendo perdido a chance arrumar a casa enquanto ainda era tempo.

 
Nem Lula 1 e 2, Dilma 1 ou Temer reformaram a Previdência, mexeram na rigidez das despesas obrigatórias ou reorganizaram o sistema tributário. 

Agora, enquanto EUA e boa parte da Europa voltam a crescer e desmontam a injeção de dinheiro a juros baixos no mundo, países emergentes como o Brasil sofrem com a saída de investidores, que vão procurar rendimentos em alta em mercados mais seguros. 

Nos últimos dez dias, reforçando uma tendência, cerca de US$ 5,5 bilhões deixaram os mercados emergentes, US$ 4,2 bilhões saindo só das Bolsas, segundo relatório do IIF (Institute of International Finance). 
 
Já há perdas importantes para investidores na Bolsa e pessoas comuns com algum tipo de aplicação no banco. O dólar também segue em alta, pressionando as expectativas de inflação futura, pois importados devem ficar mais caros.

A depender do cenário eleitoral, a intensidade da turbulência recente pode ser fichinha.

É mais uma oportunidade perdida. Pois, a menos de quatro meses da eleição, o nível de explicações dos candidatos sobre como reverter a insolvência das contas públicas só agrava a intranquilidade. 

Por enquanto, a grande preocupação é só com alianças, sobre quem poderá nos governar com quem no pós eleição.

Parafraseando o professor Mario Henrique Simonsen (1935-1997), parece que os pobres ficarão ainda mais pobres depois de escolher aqueles supostamente nomeados para enriquecê-los.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.