Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

O primeiro palavrão do bebê foi bonitinho, mas fiquei preocupada

Sou uma grande apreciadora dos termos chulos, mas tomo cuidado porque as crianças são pequenas esponjas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos momentos mais emocionantes para os pais de crianças pequenas é quando elas começam a falar as primeiras palavras. "Mamãe" e "papai" é só o início da mais poderosa forma de comunicação do ser humano. É a linguagem verbal que nos torna únicos entre os animais e nos conecta.

O vocabulário de um bebê aumenta em uma velocidade impressionante. Entre o primeiro e segundo ano de vida, uma criança aprende, em média, dez novas palavras por dia.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos uma criança caindo da bicicleta. Ele ainda está no ar, bicicleta voando sobre sua cabeça e ele está soltando um grande palavrão. O pai e a mãe, cada um de  um lado do desenho estão surpresos e soltando palavrões enquanto assitem à cena.
Publicada nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2022 - Galvão Bertazzi

Como mãe de gêmeos de dois anos, vivo esse momento em tempo real. A cada convívio com colegas da escola e cuidadores, eles trazem para casa novas palavras, histórias e interjeições.

Por ainda controlarem pouco os músculos da fala, geram momentos de extrema fofura e humor involuntário. Iogurte vira "guti", elefante vira "pante", assoar o nariz é "tilá meleca". Para assistir a "Patrulha Canina" (desenho com poder de vício maior que o crack), falam "qué titi pákanina".

Quando dei um trator de presente e um deles me corrigiu: "Não é um 'tatô', mamaim, isso é uma 'escavadêla'." O vocabulário chega a ser mais extenso que o da própria mãe.

São momentos emocionantes que parecem propaganda de leite em pó. Até que a criança fala o primeiro palavrão.

Como sei que as crianças são pequenas esponjas, evito falar qualquer coisa do tipo na frente dos meninos. Mas sou uma grande apreciadora dos termos chulos. Acredito que nenhuma palavra substitui a força e o poder catártico de gritar —desculpem os termos— "porra!". Ou "foda". Ou "puta que pariu!".

"Caralho", por exemplo, foi até ressignificado e serve para qualquer situação. Desde as ruins: "Caralho, chutei com o mindinho no criado mudo!". Às boas: "Isso é bom pra caralho". Ou simplesmente espanto: "Caralho, você viu aquele trovão?". Ou as sem nenhum sentido: "O que caralho você quis dizer com isso?".

Foi essa a palavra escolhida pelo meu filho ao cair da bicicletinha. No sotaque "bebenês", saiu de sua pequena boca em forma de coração um: "calalio".

Achei bonitinho, mas fiquei preocupada, pensando onde será que ele tinha ouvido essa palavra e se estaria repetindo isso para outras crianças.

Para tentar entender a origem do problema, fui conversar com meu marido, que me perguntou: "Caralho, amor, onde será que ele aprendeu isso?".

"Amor, eu faço um caralho de ideia."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.