Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Imagens do James Webb mostram como Deus não liga para nossos problemas

Uma olhada nos registros nos faz entender que somos um grão de areia em um oceano de inúmeros oceanos-grãos-de-areia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O telescópio espacial James Webb teve suas primeiras observações científicas divulgadas na semana passada. As imagens, de galáxias a bilhões de anos-luz de distância, impressionaram o mundo. Assim como alcançaram territórios espaciais nunca antes explorados, levaram muita gente a planos existenciais jamais alcançados.

Uma rápida olhada nos registros nos faz entender que somos apenas um grão de areia em um oceano que é apenas um grão de areia em inúmeros oceanos-grãos-de-areia. O bom e velho "sentido da vida", ultimamente desprezado, volta a ser questionado.

Ilustração de um ser de aparência humana com uma túnica bege, um triângulo amarelo com um olho no topo da cabeça e barba e cabelos grisalhos e longos. Ele é gigante e flutua no universo, tanto que está cercado de planetas e estrelas. Enquanto ele admira o Sol, ele solta gases em cima da Terra e diz "OPS".
Ilustração publicada em 20 de julho de 2022 - Galvão Bertazzi

As imagens nos levam também a questionar o sentido de Deus. Se Ele realmente existe, quais são seus verdadeiros objetivos? Não estaria ocupado criando bilhões de aglomerados de galáxias, em diferentes unidades de tempo e espaço? Certamente é um trabalho bem mais complicado do que se preocupar com um único aglomerado de células chamado ser humano, habitante de uma rocha alagada perdida no meio do universo, chamada Terra.

Os registros do telescópio mostram imagens de astros de pelo menos 13,1 bilhões de anos atrás. Vale lembrar que o Big Bang ocorreu, segundo cálculos científicos, há 13,5 bilhões de anos. Isso quer dizer que o registro ocorreu logo depois do Big Bang. Mesmo assim, há quem acredite que tudo acontece porque Deus estaria preocupado em nos vigiar, julgar e punir.

Também foi registrado o Quinteto de Stephan, um grupo de galáxias a 290 milhões de anos-luz, que se aproximam de tempos e tempos em uma dança cósmica. Mas ainda tem gente que acha que Deus está preocupado em vigiar, na Terra, quem dança e quem transa com quem.

O telescópio registrou um exoplaneta gigante a 1.150 anos-luz daqui, com presença de vapor d'água, que deixa a expectativa de que, nos próximos meses, se encontre vida em algum lugar. No entanto, há quem acredite que Deus está ocupado em condenar mulheres que interrompem a formação de uma pequena formação de células em seus ventres, neste pequeno planeta chamado Terra.

Também foram exibidas imagens espetaculares da nebulosa Carina, um berçário estelar, com estrelas em formação a 7.600 anos-luz da Terra. Mas tem presidente achando que seu governo é "comandado por Deus". Mais uma razão para que a gestão seja essa catástrofe. Na verdade, Ele não dá a mínima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.