Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Negacionismo patriota

Depois do negacionismo da ciência, brasileiros criam um outro negacionismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de negarem as vacinas, a redondeza da Terra, a pandemia, os brasileiros criaram uma instituição para negar: a democracia. Especialistas batizaram-na de "negacionismo patriota", que consiste em contestar qualquer elemento que esteja dentro das linhas da Constituição.

Diferente do terraplanista, que até gera momentos cômicos, o negacionista patriota só traz tristeza. Quando suas teorias são contestadas, ele cria novas teses ainda mais estapafúrdias.

Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 18.jan.2023
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 18.jan.2023 - Galvão Bertazzi

É o caso do advogado Lucas Tavares, que discutiu com um motorista de aplicativo. "Eu disse que a praça dos Três Poderes foi invadida por bolsonaristas, ele respondeu que foram esquerdistas infiltrados. Falei que eles fizeram campanha para o Bolsonaro, o motorista afirmou que fizeram isso para se infiltrar".

Uma de suas características é ser extremamente resistente, podendo passar dias, até meses, contestando a realidade. Seu oponente acaba desistindo do debate por puro sofrimento. "A discussão só terminou porque pulei do carro em movimento", completou Tavares.

Debater com um negacionista patriota pode ser equiparado à tortura. A CIA teria cooptado alguns desses indivíduos para extrair informações de terroristas capturados. "Eles confessaram os crimes e entregaram colegas depois que um patriota se comparou à uma vítima do Holocausto", declarou uma fonte da agência secreta.

Boninho chegou a cogitar criar uma prova de resistência para o BBB 23, patrocinada pelo STF, que levaria negacionistas patriotas para debaterem com os participantes dessa edição. A Rede Globo vetou a dinâmica, temendo pela saúde dos Brothers.

Físicos criaram até teorias de que, se uma pessoa mantiver uma discussão com um negacionista patriota por mais de três dias, conseguirá ser transportada para uma outra coordenada do espaço-tempo.

Eles teriam feito uma primeira tentativa, mas o voluntário foi internado com estresse pós-traumático, depois de ouvir a teoria de que Lula estaria morto e teria sido substituído por um sósia.

A colunista também se submeteu a um debate com um parente negacionista patriota. Após ouvir que Alexandre de Moraes é um reptiliano, foi vista vagando pelas ruas desnorteada e desapareceu. Não se sabe se só fugiu ou se foi para outro universo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.