Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

São Paulo vive nova epidemia, mas de prédios e lojas da Oxxo

Para que tantos imóveis caibam, destroem justamente os principais atrativos da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de São Paulo vive a volta de uma epidemia. Não é como as mais conhecidas, provocadas por vírus ou bactérias. Muito menos por fungos, como na série "Last of Us". Mas tem tanto potencial de destruição quanto um cogumelo assassino.

Esse hospedeiro chega discretamente, com tapumes, placas de incorporadores. Quando menos se espera, chega com tratores, destruindo quarteirões inteiros.

Essa doença é a Predificação Predatória de São Paulo. O agente causador é conhecido cientificamente como "Especulacium imobiliarium".

A princípio, a mazela parece inofensiva, com mensagens em outdoors como "venha morar no bairro mais charmoso de São Paulo". Os nomes dos empreendimentos são arrojados, como West Side Hill, para um prédio na av. Pompeia. Ou Sunflower Peace, para uma quitinete na rua Girassol.

Os chamarizes são os bairros arborizados, com comércio local, boas escolas, vista para o pôr do sol e proximidade do metrô. Para que tantos imóveis caibam, destroem justamente os principais atrativos da região.

Ilustração de três prédios com várias janelas e uma cidade cinza no fundo. Nas janelas, há pessoas vivendo cenas diversas do cotidiano. É possível identificar uma pessoa tocando violão, uma tomando café, algumas conversando, duas pessoas cuidando de um bebê, uma com três pets e uma pessoa segurando um skate.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 31 de maio de 2023 - Galvão Bertazzi

Quando menos se espera, surgem edifícios com apartamentos de 20 metros quadrados, na forma de "studios" e "lofts" —formas charmosas de chamar um cativeiro.

Ou enormes prédios de arquitetura europeia, com colunas gregas e telhados parisienses, feitos para neve, conhecida também como "neocafona".

Há também os edifícios comerciais envidraçados, famosos por assassinar pássaros. Um dos mais famosos é o edifício torto da av. Faria Lima, o "Prédio Feio do Largo da Batata". Ou o edifício Tomie Ohtake, que reflete a luz do sol nos vidros cor-de-rosa, dando aos pedestres a sensação de uma badtrip de ácido.

Com o tempo, as calçadas com árvores e casas se tornam ambientes estéreis, com muros que parecem fortalezas e segurança na porta. As escolas viram outros prédios e o comércio local é substituído por minimercados industrializados. O pôr do sol é coberto por novos prédios.

Os moradores das poucas casas temem viajar e, ao voltar, encontrar uma loja da Oxxo no lugar de suas residências.

O valor dos imóveis sobe tanto que a estação de metrô não interessa aos novos moradores abonados. O trânsito da região fica insustentável. Em pouco tempo o bairro é asfixiado e morre.

Especialistas alertam que, se nenhuma providência for tomada, esse será o destino de toda a cidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.