Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas

Calendário de polêmicas natalinas

Familiares contribuem para tornar esta época do ano ainda mais miserável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Falta pouco para o Natal, uma época de confraternização, perdão e renascimento. Para poucos. A maioria da população brasileira associa a data à melancolia, tristeza e burnout.

Familiares e amigos contribuem para tornar esta época do ano ainda mais miserável. No lugar do amor e abraços, o fim de ano vira temporada de desaforos e remorsos. Esqueça o "ninguém solta a mão de ninguém". Dezembro é tempo de dedo no olho e gritaria.

Para que o leitor se prepare para esta época tão turbulenta, a coluna preparou um cronograma das principais tretas de fim de ano. É o calendário de polêmicas natalinas.

15.dez — "Natal: Confraternização ou Golpe do Capitalismo?". Pior do que "Halloween ou Festa do Saci", a polêmica do sentido do Natal começa quando alguém que tenta frustrar o ritual de troca de regalos, alegando se tratar de um momento espiritual, não material.

20.dez — "Amigo Secreto: Confraternização ou Filme de Terror?". Mal chega dezembro e aparece alguém com a polêmica sugestão: "vamos fazer amigo secreto?". A família se divide entre os que são contra, os que querem "inimigo secreto" e os do "amigo ladrão", que sempre termina em briga.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma mesa, toda enfeitada para uma ceia de natal. Panos de mesa natalinos, uma coxa de frango e uva passas sobre o pano. Uma garrafa de champagne e uma taça também estão ali. No meio da mesa uma bandeija com uma cabeça de um homem assustado no meio. Uma maçã está enfiada em sua boa e na cabeça uma cereja. Atrás da mesa um pinheirinho enfeitado e meia bomba, caindo pra frente e pegando fogo. Ao redor da mesa, vários parentes sorrindo debilmente. Alguns estão pegando fogo.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 6 de dezembro de 2023 - Galvão Bertazzi/Folhapress

22.dez — "Uva Passa: Iguaria ou Heresia?". Todo Natal esse inocente ingrediente vira tema de briga entre os apreciadores e os resistentes a esse toque agridoce. Sobra para a mãe, que só queria fazer um arroz menos insosso.

23.dez — "Chester: Ave ou Aberração?". É frango? É peru? É uma forma de vida? A discussão permanece por séculos, já que são poucos registros da tão polêmica ave. Há quem diga que se trata só de um enorme peito de frango com patas.

24.dez, 19h — "Pavê: É Pá vê ou Pá Cumê?". É só a sobremesa aparecer na mesa que a família fica apreensiva, esperando algum tio lançar a famigerada piada. Aos familiares, resta a dúvida entre responder "é pá cumê" ou protestar contra a piada, o que certamente termina em briga.

24.dez, 23h — "E o PT, Hein?". Tão frequente e temida quanto manjar na sobremesa natalina, a pergunta normalmente é lançada por algum idoso da família para o jovem estudante de humanas da família. Em poucos segundos, a celebração termina em dedo na cara e gritaria.

Mas fiquem tranquilos. As polêmicas terminam no dia 25. Mas em dezembro do ano que vem tudo começa novamente.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.