Giovana Madalosso

Escritora, roteirista e uma das idealizadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Giovana Madalosso
Descrição de chapéu chuva mudança climática

As pernas peludas da mudança climática

Tão importante quanto combater o desmatamento é criar narrativas que engajem as pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabe qual foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais durante a semana das chuvas que destruíram São Sebastião, fizeram dezenas de vítimas e apontaram para a urgência da crise climática? As pernas peludas da Adriane Galisteu.

Demos errado como civilização? Provavelmente, mas isso envolve outros aspectos e é papo para outra coluna. O que interessa aqui é especular por que, ainda que a questão climática venha sendo alardeada por cientistas e jornalistas desde 1980, até hoje não levamos essa conversa para as mesas de bar, preferindo falar com os amigos sobre as preferências depilatórias dos outros ou sobre o preço das mansões destruídas em São Sebastião, quando seria mais adequado focar no horizonte escuro que se adensa a nossa frente por causa das emissões de carbono, que precisariam, e obviamente não serão, cortadas pela metade até 2030.

Homem na praia da Baleia, em São Sebastião (SP), após o temporal que atingiu o litoral norte de SP - Bruno Santos/Folhapress

É fato que os seres humanos adoram uma fofoca. Longe de ser uma futilidade (e se fosse, que mal teria?), fofocar é apontado como um ato crucial para a sobrevivência da nossa espécie, visto que dissemina informações úteis, como em quem confiar ou com quem se acasalar. Por diversas vezes, fofocar salvou a pele dos nossos antepassados e a nossa, e continuará salvando, mas isso já não é o bastante para nos safar do colapso que vem por aí.

E a questão está bem neste ponto: colapso. Quem quer estragar a alegria de um churrasco tocando a corneta do apocalipse? Quem quer diluir a rodinha da festa falando em justiça climática ou compensação de carbono? Se os seus chapas curtem essa conversa, por favor me chamem para a próxima festinha, já que eu mesma cansei de espantar amigos me aproximando deles com a bíblia da mudança climática debaixo do braço.

Tão importante quanto combater o desmatamento, cortar o carbono e mudar as matrizes energéticas é criar narrativas de clima que engajem as pessoas. Que sejam tão envolventes e sexy quanto as pernas peludas da Adriane Galisteu.

No livro "Nós Somos o Clima", Jonathan Safran Foer nos indaga: "será que o cristianismo teria se propagado se, em vez de ser crucificado, Jesus tivesse sido afogado em uma banheira? O diário de Anne Frank teria sido lido por tantas pessoas se ela fosse um homem de meia-idade escondido atrás de uma despensa em vez de uma moça de beleza perturbadora escondida atrás de uma estante de livros? Até que ponto o curso da história foi influenciado pela cartola alta de Lincoln ou pela tanga de Gandhi?"

Acrescento: será que Greta Thunberg teria ficado tão famosa se fosse uma executiva de meia-idade mandando para seus colegas de trabalho newsletters sobre clima toda sexta-feira? Quando tinha 15 anos, impressionada com as ondas de calor na Suécia, Thunberg decidiu não frequentar mais a escola até a data das eleições de seu país, colocando-se todos os dias (e depois apenas às sextas) na frente do Parlamento com o cartaz rudimentar (e por isso mesmo tão tocante) que todos nós conhecemos.

Em seu livro, Safran Foer também diz que "boas histórias se tornam História." É delas que precisamos. E não só delas: de toda e qualquer narrativa sobre clima. Das complexas dos cientistas, das sérias do jornalismo, das bem-humoradas dos quadrinistas, das contundentes dos parlamentares, das inspiradoras dos poetas, das cativantes das crianças, das descomplicadas dos influencers, das triviais das mesas de bar.

Todo coro é pouco para o desafio que temos pela frente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.