Gustavo Alonso

Doutor em história, é autor de 'Cowboys do Asfalto: Música Sertaneja e Modernização Brasileira' e 'Simonal: Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga'.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gustavo Alonso
Descrição de chapéu Festa do Peão de Barretos

Um comunista em Barretos

Parque do Peão leva o nome do amigo socialista de Oscar Niemeyer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começou nesta quinta, dia 17, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, uma das megafestas populares que acontecem em nosso país. O evento acontecerá até dia 27 deste mês e contará com várias shows de artistas sertanejos e muita propaganda do agronegócio brasileiro.

O que poucos sabem, no entanto, é que a história de Barretos tem uma íntima ligação com um comunista histórico brasileiro: Oscar Niemeyer. O gênio da arquitetura mundial projetou o estádio de rodeios em formato de ferradura onde até hoje é celebrada a festa.

Criada em 1956 por um grupo de jovens autointitulados Os Independentes, a Festa do Peão de Barretos foi realizada até o ano de 1984 no Recinto Paulo de Lima Correa, no centro da cidade, palco das memoráveis exposições de gado da região.

A partir de 1985, a festa passou a acontecer fora da cidade, numa área semirrural do município, sempre na segunda quinzena de agosto. A área tem mais de 2 milhões de metros quadrados de infraestrutura. Neste ano a organização espera que cerca de 900 mil pessoas passem pelo Parque do Peão, que recebeu obras de melhorias estimadas em R$ 10 milhões.

Para fazer a manutenção do parque são necessários cerca de 110 funcionários. O parque funciona durante o ano todo, conta com estacionamento para 10 mil veículos e é dividido em várias áreas, sendo estas as principais: Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha e Hípica. O Estádio Polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer, tem capacidade para 35 mil pessoas sentadas e foi inaugurado em 1989.

Público no estádio de rodeios acompanha primeira noite de shows da Festa do Peão de Barretos, com Israel & Rodolffo, Simone Mendes e Mari Fernandez
Show no estádio de rodeio na primeira noite da Festa do Peão dde Boiadeiro de Barretos - Neto Drone/Os Independentes

Niemeyer não foi apenas o arquiteto da arena de Barretos. O comunista tornou-se parceiro dos organizadores sertanejos. Um de seus amigos íntimos era o ex-presidente da associação Os Independentes, Mussa Calil Neto, que formatou o atual espaço da festa durante seu mandato, entre 1984 e 1985.

Niemeyer enxergava no então presidente Mussa Calil Neto um líder do Brasil interiorano anticapitalista, como relatou em texto de 2009 sobre o encontro de 25 anos antes, publicado no site da associação Os Independentes: "Aquela manhã de 1984 trouxe ao nosso escritório um rapaz em torno dos trinta anos (...) Não sabia que armas tinha o rapaz, mas certamente tratava-se de um revolucionário. O rapaz queria que a cultura sertaneja disseminada no lombo de eqüinos e muares pelo Brasil afora tivesse um santuário em Barretos, para onde os descendentes e adeptos seguissem em romarias (...). Para isto servem os monumentos. Assim, assinamos com orgulho embaixo da implantação do Parque do Peão de Barretos".

O ex-presidente Mussa Calil tornou-se amigo da família Niemeyer. Um dos seus principais afetos era pelo neto de Niemeyer, Carlos Oscar, com quem fez várias cavalgadas distribuindo livros pelos interiores do Brasil: "Comecei no Centenário de Oscar Niemeyer, partindo de Goianá, a 40 km de Juiz de Fora, até Barretos. Em 18 dias percorremos 830 km, passamos por 25 bibliotecas públicas e escolas de 18 cidades", disse o neto sobre a expedição cultural realizada em 2007.

A arena de rodeio de Barretos
A arena de rodeio de Barretos - André Monteiro

Niemeyer percebia a admiração de Mussa por líderes das esquerdas da época, como Lula, e das esquerdas históricas, como Luís Carlos Prestes. No texto de 2009, o centenário arquiteto via na festa de Barretos um sinal da agitação revolucionária que tanto sonhava: "Ao ouvirmos gritos retumbantes vindos do interior, percebemos que nossas margens não estão mais plácidas como antigamente, e nem tampouco dormem em berço esplêndido".

Em retribuição ao carinho despendido e mimos dados pelo barretense proeminente, Niemeyer presenteava Mussa com charutos cubanos que ganhava diretamente de Fidel Castro. E completou: "Ele merece. E sabe que a nossa revolução significa não apenas a busca da vida e da liberdade, mas a busca do saber e do compartilhar, colocando sempre estas máximas na humanização do que realiza. Foram três décadas de visitas e conversas amigáveis, o Mussa jamais deixou de ser o mesmo, mantém sempre a visão de um guerreiro socialista".

Depois de 25 anos da criação, o Parque do Peão foi batizado com o nome do amigo socialista de Niemeyer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.