Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Emendas parlamentares desequilibram a democracia

Elas dão a quem já é parlamentar uma vantagem eleitoral muito grande

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emendas parlamentares não gozam da melhor das reputações. Há razões históricas para isso. Pelo menos dois escândalos graúdos de corrupção se fizeram em torno delas, o dos anões do Orçamento, que veio à tona em 1993, e o da máfia dos sanguessugas, de 2006. Seria precipitado, porém, concluir que todas as emendas são espúrias. Ousaria até dizer que a maioria não o é.

Boa parte das obras de expansão e manutenção da infraestrutura do país é realizada por meio desse instrumento. Dá até para dizer que sem elas os hospitais públicos parariam, já que reformas e a compra de equipamento são em larga medida dependentes das verbas orçamentárias determinadas não apenas por parlamentares federais mas também por deputados estaduais e vereadores. O esquema de emendas aparece em todas as esferas do Legislativo. E não é só no Brasil. Mecanismos semelhantes existem em outros países, alguns com hábitos políticos melhores do que os nossos.

A ministra do STF Rosa Weber, que suspendeu as emendas parlamentares nesta semana - Nelson Jr./SCO/STF

É claro que há requisitos a cumprir para que as emendas possam ser consideradas legítimas. A transparência é um deles. Só isso já bastaria para acabar de vez com as chamadas emendas de relator, que não sabemos bem de onde vieram nem para onde vão. O princípio da publicidade tem valor intrínseco e também instrumental. Justamente porque não é muito difícil montar esquemas de superfaturamento, essas emendas precisam estar abertas ao escrutínio de todos.

Mesmo que tudo fosse sempre feito como manda o figurino, mantenho um pé atrás em relação às emendas, as individuais, as coletivas e as de relator. Meu ponto é que elas dão a quem já é parlamentar uma vantagem eleitoral muito grande sobre eventuais desafiantes. Esse efeito é mais ou menos inevitável no Executivo, mas não há necessidade de transportá-lo também para o Legislativo.

Na concepção minimalista de democracia que defendo, devemos celebrar sempre que um candidato a qualquer cargo não é reeleito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.