Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Não é difícil decidir entre Lula e Bolsonaro

A menos que julgue que ambos são iguais nos vícios e nas virtudes, você consegue decidir contra quem precisa votar no pleito deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como a maioria dos humanos, Luiz Inácio Lula da Silva tem defeitos e qualidades. Ele foi presidente ao longo de dois mandatos e fez gestões que foram bem avaliadas pela maioria da população. Pegou uma conjuntura externa favorável e conseguiu fazer com que seus dividendos chegassem tanto a pobres como a ricos e à classe média. Pode parecer fácil, mas não é tão trivial. Em questões civilizacionais e temas de direitos humanos, sempre colocou-se do lado correto.

Talvez mais importante na conjuntura em que vivemos, Lula revelou ter algum compromisso com o sistema democrático. Embora tenha tido condições políticas de torcê-lo para beneficiar-se —ele poderia, por exemplo, ter levado o Congresso a aprovar o fim do limite constitucional às reeleições, como fizeram tantos líderes populistas mundo afora—, preferiu não fazê-lo. Também evitou impasses com outros Poderes. Não é pouco.

É claro que, sob critérios mais rigorosos, a forma que ele escolheu para influenciar parlamentares, que incluiu o pagamento semiestruturado de propinas (mensalão e petrolão), pode ser descrita como uma violação ao jogo democrático. Há também a questão ética. Mesmo que você considere que não existia nenhuma prova de crime cometido por Lula, ele não impediu a instalação do esquema de corrupção na Petrobras (ou não percebeu, o que seria ainda pior). Também estabeleceu um relacionamento com empreiteiros confessadamente corruptos que é no mínimo problemático.

Como a maioria dos humanos, Jair Bolsonaro tem defeitos e deve ter qualidades, ainda que eu não tenha sido capaz de identificar nenhuma.

O princípio do mal menor é praticamente um universal filosófico, isto é, aparece nas mais diferentes tradições filosóficas. A menos que você julgue que ambos são rigorosamente iguais no cômputo dos vícios e das virtudes, não deve ter dificuldades para decidir contra quem precisa votar no pleito deste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.