Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Acaso favorece Brasil com crise que deve despachar Bolsonaro

Tyche nos sorriu, porque nossa alternância veio em quatro, não em oito anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Týche é a divindade grega que representa a fortuna, o acaso. Não há nada que assuste mais humanos do que o acaso. Embora ele seja uma força decisiva em nosso Universo, que teria até mesmo surgido a partir de flutuações quânticas aleatórias, nós nos esforçamos para negá-lo, obstinando-nos em ações fúteis, inventando deuses e repetindo mantras absurdos como "nada acontece por acaso".

Há uma explicação evolutiva para isso. Apesar de o acaso ser importante, ele não é tudo. Se você se render ao fatalismo e nem tentar sair de uma situação difícil, aí é que não sairá mesmo. Como a natureza valoriza mais a sobrevivência do que a elegância de não pagar micos, ela nos calibrou para negligenciar o acaso e superestimar nossa agência.

E, se há uma seara na qual ele é com frequência ignorado, é a política. Tendemos a vê-la, não sem uma ponta de razão, como o palco mesmo da agência humana. Mas há um problema de "timing". Para um país prosperar, precisa adotar políticas econômicas sensatas. Os resultados, contudo, costumam demorar mais do que os quatro anos de um mandato. Assim, com frequência o que vemos é um governante colhendo os frutos das políticas de seu antecessor e plantando o desempenho do sucessor. Isso, é claro, se caprichos do acaso, que podem assumir a forma de pandemias, guerras, catástrofes naturais etc., não subverterem tudo.

Jair Bolsonaro tenta desesperadamente medidas para reduzir alguns preços-chave da economia, notadamente os dos combustíveis. Até pode ter sucesso numa ou noutra manobra, mas é pouco provável que reverta o mal-estar generalizado provocado pela inflação, que é robusta, difusa e eleitoralmente tóxica.

Democracias têm um forte viés situacionista, mas isso não chega a ser um problema, porque o acaso sempre traz uma crise econômica que providencia a alternância no poder. Týche nos sorriu, porque a nossa veio em quatro, não em oito anos.

Estátua de Týche, deusa grega da fortuna
Estátua de Týche, deusa grega da fortuna - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.