Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaro planta bomba fiscal nos combustíveis

A melhor atitude é dar ajuda para os grupos sociais que realmente precisam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O preço dos combustíveis não é um problema. Pelo contrário, é a solução. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e países ocidentais baixaram sanções contra Moscou, a energia proveniente de hidrocarbonetos se tornou um bem mais raro. É importante que essa informação chegue às pessoas, para que elas adotem comportamentos condizentes com essa nova realidade. Os preços são a melhor forma de comunicar essa situação. Se a gasolina sobe muito, o consumidor passa instantaneamente a economizá-la. Transparência tarifária é algo a se manter.

Daí não decorre que não haja um problema social. Só que ele não está no preço, que é uma espécie de termômetro da conjuntura, e sim no fato de algumas pessoas se verem privadas do acesso ao bem. É escandaloso que brasileiros estejam cozinhando com álcool porque não podem mais pagar pelo botijão de gás. A melhor resposta para isso não é subsídio generalizado, como governo e Parlamento, estão fazendo, mas ajuda para os grupos sociais que realmente precisam. Estamos falando aqui de vale-gás e tarifa de ônibus, não de diesel barato para a minha camionete. E os recursos devem sair do Tesouro de forma explícita, não de pressões sobre a Petrobras, dos cofres dos estados e outras gambiarras.

Mesmo do ponto de vista eleitoral, a manobra governista é duvidosa. Bolsonaro poderia ter sucesso se conseguisse baixar o preço da energia e mantê-lo baixo. Mas, se as pressões da guerra e do dólar continuarem, como é provável, aí as dezenas de bilhões de reais em subsídios tendem a virar fumaça. É que é difícil para humanos pensar em termos de contrafactuais. Poucos vão olhar para o preço da gasolina em outubro e concluir que a dor de encher o tanque seria ainda maior sem os subsídios.

Aliás, a chance de dar errado é tão grande que me pergunto se Bolsonaro, achando que vai perder para Lula, não está apenas plantando uma bomba fiscal para o adversário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.