Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu América Latina

Lula erra ao defender Venezuela, mas conceito de democracia comporta graus e variantes

É fácil entender que a democracia não é um estado binário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A democracia é relativa? Não dá para entender por que Lula ainda insiste em defender ativamente um regime falido e brutal como o de Nicolás Maduro na Venezuela. Fazê-lo é ruim para sua imagem pessoal, para seu governo e para o Brasil. Mas a colocação do presidente brasileiro sobre a relatividade da democracia, se utilizada em outro contexto, seria aceitável.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente da Venezuela Nicolás Maduro no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

É fácil entender que a democracia não é um estado binário, que se materializa ou não se materializa, sem nuances e meios tons. A melhor prova disso é a profusão de índices e rankings de democracia. Um dos mais prestigiados deles, o V-Dem analisa a democracia em cinco dimensões (eleições, liberdades, participação, deliberação e igualdade) e ranqueia em cada uma delas os 202 países examinados. Pelo relatório de 2022 do V-Dem, o Brasil é uma democracia eleitoral, categoria que fica abaixo das democracias liberais, mas acima das autocracias eleitorais e das autocracias fechadas.

Resumindo, de acordo com o instituto sueco, estamos em pior estado do que nações como Dinamarca, França, EUA, Chile e Uruguai, no mesmo plano que Argentina, Paraguai, Portugal e Zâmbia, e melhor do que Egito, Rússia, Tunísia, Venezuela, sem mencionar, é claro, ditaduras inapeláveis como Síria, Cuba, Arábia Saudita e Vietnã. E, se é possível estabelecer esse tipo de hierarquia, dá para dizer que a democracia é em algum sentido relativa.

O que não dá para afirmar é que a Venezuela é uma democracia porque realiza mais eleições do que o Brasil. Desde que Maduro passou a redesenhar as regras de eleições e a excluir e prender candidatos para assegurar que seu grupo sairia sempre vitorioso, cada pleito realizado no país o afasta em vez de aproximar do ideal democrático. Não deixa de ser irônico que tenha cabido a Lula, que não hesita em afagar ditadores amigos, o papel de resgatar a democracia brasileira das garras do golpismo bolsonarista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.