Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Que bobagem!

Livro detona homeopatia, astrologia, psicanálise e outras pseudociências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chega em breve às livrarias "Que Bobagem!", a ótima obra em que Natalia Pasternak e Carlos Orsi detonam várias das pseudociências que são consumidas por um público insuficientemente familiarizado com o método científico ou, pior, que o rejeita. A lista de alvos da dupla é ecumênica. Inclui desde presas fáceis, como a astrologia, a homeopatia e as curas energéticas, até práticas que gozam de maior prestígio, como a acupuntura e a psicanálise.

O tratamento que Pasternak e Orsi dão às questões é amplo. Não só mostram como cada uma das pseudociências abordadas falha em mostrar que funciona como também descrevem os principais vieses cognitivos humanos que nos tornam vulneráveis à pregação, seja de charlatães, seja de adeptos convictos, ainda que equivocados.

A ilustração de Annette Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo no dia 2 de julho de 2023, mostra sob um fundo azul escuro uma mistura de elementos simbólicos: ao centro da imagem um mapa astral; no alto à direita, um OVNI prestes a pousar no mesmo. No canto inferior direito, um manequim com o mapa dos pontos de acupuntura. Do lado esquerdo, na parte superior, um moedor de flores e sementes de madeira com alguns frascos de medicamentos homeopáticos ao lado. Na parte inferior do mesmo lado esquerdo, um divã. mesmo lado esquerdo, um divã.
Ilustração de Annette Schwartsman para a coluna de Hélio Schwartsman, publicada neste domingo (2 de julho) na versão impressa da Folha - Annette Schwartsman

Os autores também fazem uma arqueologia bem completa dos temas. É assim que aprendemos, por exemplo, que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é menos "tradicional" do que se supõe. Ela foi compilada nos anos 50 por ordem de Mao Tse-tung. Ele não acreditava em nada disso, mas resolveu difundir a MTC por considerar que era a única maneira de um país recém-saído da revolução comunista, com pouquíssimos médicos, oferecer tratamento a toda a população. Pouco importava que as terapias não fossem efetivas. Ou que descobrimos que o avistamento de discos voadores é um fenômeno da Guerra Fria. Em períodos anteriores, luzes estranhas no céu eram identificadas a anjos, não alienígenas.

Para não ficar só em elogios, acho que Pasternak e Orsi se precipitaram ao qualificar a ciência como "melhor descrição possível da realidade factual". Essa é uma posição respeitável, mas a discussão epistemológica é mais complicada. Num livro que não é tão sucinto (337 páginas), teria valido a pena gastar alguns parágrafos explicando as controvérsias entre realistas e antirrealistas. Casaria bem com o espírito antidogmático de "Que Bobagem!".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.