Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Depois da guerra

É improvável que premiê israelense, Binyamin Netanyahu, sobreviva à crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos apelidos do premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, é "mestre da sobrevivência". Não foram poucas as ocasiões em que sua carreira política foi declarada morta, mas ele deu a volta por cima. Sei que corro o risco de ter de morder a língua, mas penso que, desta vez, ele sucumbirá.

Netanyahu terá firme apoio dos israelenses para conduzir a guerra contra o Hamas, mas, assim que a situação estiver mais estabilizada, haverá cobranças. Israelenses podem até fazer vistas grossas para as acusações de corrupção que pesam sobre o premiê, mas, quando o assunto é segurança, a população costuma ser implacável na responsabilização de líderes. Nem Golda Meir, figura muito menos divisiva do que Netanyahu, sobreviveu ao fiasco dos serviços de inteligência em se preparar para a guerra de 1973.

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, em Jerusalém - Abir Sultan - 27.set.23/AFP - via REUTERS

E, desta vez, o fracasso é muito mais estridente. Ele se deu tanto no plano operacional como no político —e Netanyahu tem culpa nos dois. Sua administração fracionou Israel. Militares e chefes de serviços de inteligência vinham alertando para os riscos para a segurança, que, em última análise, depende da coesão social. Mais, a fim de agradar a extrema direita religiosa que era o fiel da balança de sua gestão, Netanyahu redirecionou recursos militares para a proteção dos colonos na Cisjordânia, desguarnecendo outras áreas.

É no plano político, contudo, que o malogro se revela ainda mais inapelável. Contrário à solução de dois Estados, Netanyahu sempre se empenhou em enfraquecer o Fatah, a ala moderada dos palestinos envolvida nas negociações de paz. Para isso, não hesitou em fortalecer os radicais do Hamas, julgando que seria possível manter uma situação de beligerância controlada com o grupo. Deu no que deu.

Livrar-se de Netanyahu é um passo indispensável para qualquer futuro acordo de paz, mas ainda largamente insuficiente. E tenho dúvidas de que os israelenses darão os outros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.