Quem foi Golda Meir, a 'dama de ferro' de Israel, que ganha novo filme biográfico

Única mulher a comandar o país, ela controlou estratégia na Guerra do Yom Kippur e defendeu a criação do Estado judaico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Golda - A Mulher de uma Nação" chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira da semana que vem, lembrando as tensões políticas da Guerra do Yom Kippur, conflito que envolveu israelenses e árabes, há 50 anos.

A ex-primeira ministra israelense Golda Meir - AFP

Na época, os israelenses queriam garantir os territórios conquistados, na região do canal de Suez, depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Insatisfeitos, os países árabes atacaram Israel às vésperas do Yom Kippur, o dia do perdão para os judeus.

Golda Meir, interpretada por Helen Mirren, vencedora do Oscar por "A Rainha", foi a primeira e única mulher a chefiar o Estado de Israel. Em 1969, quando já havia 70 anos, ela assumiu o cargo de primeira-ministra.

Nascida em Kiev, à época na União Soviética, Meir fez faculdade nos Estados Unidos. Em 1932, ingressou na política pela Confederação Geral do Trabalho. Com os britânicos, negociou a divisão de território da Palestina. Durante a Segunda Guerra Mundial, chefiou o departamento político da Agência Judaica e a Organização Sionista Mundial.

Em 1948, Meir havia sido uma das duas mulheres signatárias pela criação de Israel. Na época, foi nomeada embaixadora na União Soviética, voltando às suas origens.

No período entre 1949 e 1956, exerceu o cargo de ministra do Trabalho e Segurança Social e, depois, de ministra dos Negócios Estrangeiros. Conhecida pela inteligência política e o caráter intransigente, ela se tornou conhecida como a dama de ferro de Israel, tendo comandado as estratégias durante a Guerra do Yom Kippur, agora tematizada nos cinemas.

Meir morreu de câncer, em 1978, na cidade de Jerusalém, aos 80 anos. A dama de ferro israelense ainda dá nome a uma pequena praça perto da avenida Pacaembu, na zona oeste de São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.