Ian Bremmer

Fundador e presidente do Eurasia Group, consultoria de risco político dos EUA, e colunista da revista Time.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ian Bremmer

Perspectiva de vitória de Trump enfraquecerá posição dos EUA

Sombra do republicano terá consequências desestabilizadoras muito antes do dia de uma eventual posse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora o poder militar e econômico dos Estados Unidos continue excepcionalmente forte, seu sistema político é mais disfuncional do que o de qualquer outra democracia industrial avançada. Em 2024, a eleição presidencial dos EUA e as divisões políticas que ela exacerbou testarão a resiliência da democracia americana como nenhuma outra coisa que o país experimentou em seus mais de 150 anos.

O sistema político americano está notavelmente dividido, e a confiança pública em suas instituições centrais, especialmente o Congresso, o Judiciário e a imprensa, registra níveis historicamente baixos. Adicione a isso a ampla desinformação, bem como os americanos enquanto um coletivo terem deixado de acreditar em um conjunto de fatos estabelecidos sobre a sua nação e o mundo.

Os prováveis candidatos presidenciais dos dois principais partidos são em grande medida considerados inadequados para o cargo. Donald Trump enfrenta dezenas de acusações criminais graves, muitas diretamente relacionadas a ações que tomou durante seu mandato. Já o presidente Joe Biden terminaria seu segundo mandato com 86 anos. Uma clara maioria dos americanos não quer que nenhum deles lidere a nação.

Manifestantes a favor da condenação do ex-presidente Donald Trump, em Washington
Manifestantes a favor da condenação do ex-presidente Donald Trump, em Washington - Samuel Corum - 9.jan.2024/Getty Images/AFP

A amargura partidária aumentará na corrida para a eleição. A partir do momento em que (quase certamente) assegurar a indicação do seu partido à Presidência, Trump sequestrará a política republicana e americana, pois até mesmo os republicanos mais relutantes no Congresso —e a maior parte da imprensa conservadora, dos grupos de ativistas e daqueles com interesses financeiros— se alinharão a ele.

Suas declarações, por mais extravagantes que sejam, mudarão a narrativa nacional e moldarão a direção do Capitólio, assim como nos Legislativos estaduais em todo o país. O resultado será mais extremismo político, divisão e paralisia.

Sabendo que enfrentará algum tempo na prisão se perder em novembro, Trump usará sua plataforma digital, seu controle sobre o Partido Republicano e suas conexões com a mídia para deslegitimar tanto o sistema judiciário que o está processando quanto a integridade da própria eleição. Sua capacidade de se apresentar como um mártir populista e suas acusações preventivas de fraude eleitoral encontrarão uma audiência receptiva entre os americanos conservadores.

Esses esforços não vão paralisar o processo eleitoral, mas certamente persuadirão muitos de seus apoiadores a duvidar da legitimidade do resultado das eleições —um problema exacerbado pela desinformação impulsionada pela inteligência artificial e pelas "câmaras de eco" das redes sociais.

Em um mundo assolado pela guerra e pela fraqueza econômica, a perspectiva de uma vitória de Trump enfraquecerá a posição dos EUA no cenário global à medida que os legisladores republicanos adotarem suas posições de política externa e os aliados e adversários dos EUA se protegerem contra suas previsíveis políticas.

Mesmo antes de a eleição ser decidida, o apoio dos EUA à Ucrânia enfrentará ventos contrários mais fortes no Congresso, colocando sob tensão a aliança transatlântica e deixando os ucranianos e seus apoiadores europeus na linha de frente em apuros. Kiev tomará ações cada vez mais imprudentes para obter o máximo de ganhos possível antes que o próximo presidente assuma o cargo, enquanto as esperanças de Vladimir Putin de um fim definitivo à ajuda dos EUA em 2025 fortalecerão a determinação da Rússia de continuar lutando.

No Oriente Médio, o notável apoio de Trump a Israel e sua abordagem agressiva em relação ao Irã limitarão o espaço para manobras políticas como as de Biden. A pressão dos republicanos no Congresso tornará politicamente mais difícil para o atual presidente preservar o "degelo" nas relações com a China este ano. A sombra de Trump levará aliados e adversários dos EUA a se preparar para seu retorno ao cargo, com consequências desestabilizadoras muito antes do dia da posse.

Se Trump vencer a eleição, Biden vai ceder. Mas, embora os líderes democratas sejam menos propensos a afirmar que a eleição foi "manipulada" do que o ex-presidente, eles ainda tratarão Trump como ilegítimo e acreditarão que ele deveria estar na prisão. A resposta nas principais cidades seria uma repetição dos enormes protestos de rua durante a transição presidencial de 2016, mas em um país agora ainda mais amargamente dividido e com mais democratas convencidos de que Trump 2.0 ameaça o futuro da democracia americana. Seja por confrontos com manifestantes da força contrária, elementos extremistas ou atores oportunistas, a violência generalizada é um risco real.

Se Trump perder, ele fará tudo ao seu alcance, legal ou ilegal, para contestar o resultado e questionar a legitimidade do processo. Como opositor, ele teria menos opções para desafiar os resultados do que teve como presidente em 2020. Porém, isso não o impedirá de tentar, especialmente se ele enfrentar a possibilidade real de passar um período na prisão.

Ele dirá que houve fraude generalizada mais uma vez. Incitará campanhas de intimidação contra mesários e secretários de Estado em estados republicanos e democratas, exigindo que eles "encontrem" votos extras em seu nome. Ele pressionará governadores republicanos a apresentar listas de eleitores do partido em estados em que os democratas venceram. Ele pressionará senadores e representantes de sua sigla a desqualificar os votos do colégio eleitoral democrata.

Nenhuma dessas táticas provavelmente terá sucesso, mas elas causarão mais danos à já baixa confiança pública na integridade das instituições democráticas dos EUA.

A menos que ocorra uma vitória democrata improvável, os republicanos verão a vitória de Biden como ilegítima, dizendo que a eleição foi "roubada" ou que investigações com viés político dificultaram a campanha de Trump, e verão sua prisão como um caso de perseguição política. Embora a violência em larga escala seja menos provável nesse ambiente, a divisão política dos EUA se aprofundará, e a fragmentação do país em estados, cidades e municípios republicanos contra democratas se acelerará, politizando ainda mais as decisões sobre onde morar, fazer negócios e investir.

Os EUA já são a democracia industrial avançada mais dividida e disfuncional do mundo. A eleição de 2024 agravará esse problema, independentemente de quem ganhe. Com o resultado da votação sendo essencialmente uma questão de sorte (pelo menos por enquanto), a única certeza é o dano contínuo que ela causará ao tecido social, às instituições políticas e à posição diplomática do país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.