Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu Mobilidade urbana

(In)Civilidade no trânsito

Como dirigimos é um reflexo do nosso compromisso democrático mais amplo

Eu adoro viajar. Mas aqui no Brasil, pegar a estrada é um estresse. Se não tivesse viajado de carro por outros países, duvidaria que a direção pode ser um ato prazeroso. O modo como dirigimos serve de medida para nossas virtudes cívicas —uma literal exposição do nosso compromisso com as “regras do caminho”.

No Brasil, no entanto, é uma expressão dos nossos piores vícios: cerca de 47 mil pessoas são mortas a cada ano em acidentes de trânsito, um dos maiores pedágios do mundo. Lembrei-me desse dado terrível durante uma ida do Rio de Janeiro a Tiradentes (MG).

 

A civilidade que demonstramos nas estradas e ruas das cidades vem em pequenos atos. Sinalizar ao dobrar, parar nos sinais vermelhos, dar preferência a pedestres em suas faixas, e ultrapassar pelo lado esquerdo. No entanto, é a incivilidade que percebemos nas rodovias brasileiras

Em minha viagem, tivemos dezenas de carros acelerando a mais de 100 km/h a poucos metros de distância do para-choque traseiro, outros desaceleraram intencionalmente para incomodar o motorista do carro de trás, sem falar nos imprudentes com ultrapassagens ilegais, que colocaram minha família, a deles e outras em risco. 

Há mais fatores para o caos no trânsito fora o humano. Com exceções, as ruas e estradas no país são mal projetadas e cuidadas. A sinalização é ora inexistente, ora excessiva e confusa. Isso para não falar dos buracos perigosos e da falta de iluminação e de espaço para pedestres e ciclistas.

Em trechos do caminho a Tiradentes, os limites de velocidade controlados por radar não respeitavam ordem de grandeza, com grandes variações em trechos curtos (30 a 110 km/h), o que gera risco e não te deixa aproveitar o trajeto.

Portanto, mudar o ambiente também é necessário, mas insuficiente. Assim como na violência letal, há várias partes envolvidas no problema da violência no trânsito e que também precisam estar na solução.

O bom planejamento de estradas, das sinalizações e fiscalizações de velocidade precisa ser uma prioridade dos distintos níveis de governo.

É fundamental investir em pesquisas e campanhas inovadoras de mudança de atitude de quem está ao volante. E arrisco dizer que as regras para tirar a carteira de motorista e a educação para o trânsito devem ser repensadas. O processo ficou mais longo e caro sem resultar em mais segurança.

Não é com burocracia e decoreba de regras que vamos conscientizar nossos cidadãos para que deixem de usar carros como armas letais. 

Não conheço estudos no Brasil que busquem uma correlação entre o estresse do trânsito e o nível de violência em nossa sociedade. Seria interessante olhar mais de perto essa questão. Entender em que parte dela melhor se encaixa o comportamento violento do brasileiro no trânsito ou o quanto o estresse ocasionado pelas condições de nosso trânsito nos torna mais violentos no dia a dia. 

Acima de tudo, como dirigimos é, de certa forma, um reflexo do nosso compromisso democrático mais amplo. O modelo atual de dependência excessiva dos carros em detrimento dos espaços dos pedestres e de um bom transporte público prioriza a elite e aprofunda a nossa desigualdade.

Somos uma sociedade em busca do interesse público —respeito entre os cidadãos, valorização do transporte coletivo e dos pedestres? Ou somos uma sociedade que só preza por interesses individuais e familiares, sem a paciência para as cortesias mais básicas, driblando as regras e acelerando por nossos interesses privados? Isso, condutores, é uma questão que cada um de nós deve começar a considerar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.